Câmara elege representantes para compor Conselho Comunitário da UFFS
O órgão pode propor a criação de novos cursos, participar ou coordenar audiências públicas para debates e proposições a respeito de assuntos de interesse da comunidade
O presidente do Legislativo, vereador Carlos Alberto Machado (Magrão), recebeu o diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professor Martinho Machado Junior, e definiu pela representação da Casa de Leis no Conselho Comunitário da instituição no município. Durante a sessão ordinária 016/2022 o plenário indicou o vice-presidente, Tarso Campigotto e o Líder do Governo, Ney Becker para atuarem na entidade.
Conforme o professor Martinho, o Conselho Comunitário é um órgão de caráter consultivo, majoritariamente da comunidade externa e em parcela da comunidade interna da UFFS, que visa representar os anseios da sociedade regional perante a instituição. Entre as propostas, o órgão pode propor a criação de novos cursos, participar ou coordenar audiências públicas para debates e proposições a respeito de assuntos de interesse da comunidade; encaminhar demandas e proposições, entre outras ações que buscam colocar a UFFS a serviço do desenvolvimento regional e, em especial, da população mais carente.
Ainda na reunião, com auxílio do diretor geral do Legislativo, Júnior Gurtat, houve novas tratativas sobre a colocação de um super poste no trevo de acesso à Universidade. A matéria já foi tema de indicações na Câmara e, conforme explicou Magrão, a necessidade é urgente tendo em vista o número de acidentes no local, especialmente pela falta de iluminação. “Levaremos novamente a demanda ao Executivo, uma vez que com a retomada das aulas presenciais o número de estudantes e professores circulando será cada vez maior. O objetivo é garantir a segurança mas, também, valorizar e facilitar o acesso às imediações da instituição”, destacou o presidente.