Casa de Custódia deve gerar centenas de empregos para Laranjeiras

“Não era a intenção do governo construir a casa aqui na região. Eles só mudaram de ideia por conta da celeridade que Laranjeiras teve em abraçar a causa”, relatou o prefeito Berto Silva

Está em processo de execução a licitação para a construção da Casa de Custódia de Laranjeiras do Sul. O Governo do Estado divulgou a data de abertura do processo licitatório para a construção da obra de 10 mil metros quadrados, com um investimento orçado de R$ 41,8 milhões.
Conforme disse o prefeito Berto Silva ao Correio do Povo, a chegada da Casa de Custódia na cidade só foi possível graças ao rápido processo para adquirir o terreno onde será construída. “Não era a intenção do governo construir a casa aqui na região. Eles só mudaram de ideia por conta da celeridade com que o município de Laranjeiras abraçou a causa”, relatou o prefeito. “Enquanto os outros municípios discutiam se era bom ou ruim acatar a ideia, Laranjeiras já havia adquirido o terreno para doar ao estado. Com essa decisão colocamos Laranjeiras definitivamente na estratégia de segurança do estado e isso desencadeia mais uma vara de justiça”, enfatizou Berto.


Obra
A unidade prisional é um regime diferenciado e também estão previstas a construção de pavilhões industriais que possibilitarão aos apenados a execução de trabalhos de diversas naturezas, com a possível diminuição de sua pena em razão do tempo de trabalho. A obra também impactará o desenvolvimento daquela área de expansão urbana, trazendo serviços de infraestrutura que beneficiará toda a região, tais como rede de esgoto, reforço da rede de energia, instalação de fibra ótica, pavimentação asfáltica, rede de drenagem, construção de edificações comerciais e de serviços, residências e, contrariamente ao que se pensa, constituirá num oferecimento de maior segurança a toda população, transformando Laranjeiras em um polo de segurança pública, incentivando a criação de mais uma Vara específica de Justiça, ampliação das atividades do DEPEN (Departamento Penitenciário do Estado).
O imóvel que a prefeitura doou com aval da câmara de Vereadores, tem uma área total de 43.878,80m², sem benfeitorias, localizada no Loteamento Prefeito Amandio Ziguer Babinski, no Bairro Presidente Vargas.

Geração de empregos
De acordo com Berto Silva, antes mesmo de estar pronta a Casa de Custódia já gerará centenas de empregos. “Durante o processo de construção serão necessários insumos para a construção, que movimentará o comércio do setor na cidade. Sem falar nos empregados da área de construção civil. Construtores, pedreiros, ajudantes de obra, alguns serão da cidade, mas certamente virão pessoas de fora também, para suprir a demanda. E na outra ponta logo começará a construção da Agro Laranjeiras, que trará ainda mais trabalhos, então teremos uma efervescência na geração de emprego, de mão de obra e do fortalecimento da nossa economia”, enfatizou o alcaide.
Depois de pronta mais empregos serão gerados. Com a chegada de detentos os mesmos precisarão contratar advogados. “A Casa atenderá presos de passagem, aguardando a condenação judicial, portanto esses detentos normalmente contratam profissionais da cidade onde estão aprisionados. Logo a gente vai ter um grande volume de prestação de serviço na área do direito”, relatou Berto.
Serão centenas de empregos, desde a construção até a execução dos serviços dentro da Casa. “A cozinha por exemplo, alguma empresa da cidade fará comida para oitocentos presos, três vezes por dia, então serão necessários vários funcionários para a execução. Na área de alimentação por exemplo, somos fortíssimos nisso, temos boas empresas nesse ramo, então existe a possibilidade de que uma empresa de Laranjeiras esteja fornecendo alimentação lá, e isso vai desencadear o emprego aqui, porque a comida terá que ser feita em Laranjeiras, mesmo que seja uma empresa de fora ou daqui, ela terá que montar uma base na cidade”, enfatizou o prefeito.


Depen
Berto também relata alguns benefícios do projeto. “Uma das vantagens que posso citar é que iremos tirar os presos de uma delegacia lotada que está no centro da cidade, não neste momento, pois o estabelecimento está passando por reformas, mas já tivemos mais de duzentos presos ali, em um espaço que suportava setenta pessoas”, afirma Berto mencionando o fechamento temporário da Depen.


Concursos Públicos
Segundo o prefeito concursos serão realizados para várias áreas da prisão. “Lançaremos diversos concursos públicos para a Casa de Custódia, tanto para agentes como para serviços terceirizados, como a alimentação, então empresas daqui podem se habilitar”.
O ramo imobiliário da cidade também terá benefícios. “Para o concurso de agentes penitenciários, pessoas daqui poderão trabalhar assim como pessoas de fora, pois não sabemos quem vai passar no concurso, se alguém que seja lá de Londrina, por exemplo, passar no concurso em Laranjeiras, ele vai se mudar para a cidade, desencadeando um fomento no mercado imobiliário, seja na compra de um terreno, uma casa que se vende, apartamento, enfim, são diversas as possibilidades”.


Licitação
O certame está previsto para 30 de janeiro. O prazo para execução é de 720 dias. Conforme a administração, a Casa de Custódia vai representar um aumento substancial na capacidade de geração de emprego e renda desde a fase de sua construção.
O edital estará disponível a partir do dia 21 de dezembro de 2022, nos endereços eletrônicos: www.comprasparana.pr.gov.br ou www.licitacoes-e.com.br. A abertura da disputa está marcada para o dia 30 de janeiro de 2023, às 9h30, no site www.licitacoes-e.com.br. A Fase 1, contempla a elaboração de projeto básico, executivo de Arquitetura e Engenharia e a Fase 2, a execução da obra com área de aproximadamente 9.948,86m².
“Essa obra é de extrema importância para o município. Do ponto de vista estratégico de segurança, com a geração de empregos, de renda e da promoção no fortalecimento da prestação de serviço aqui em Laranjeiras”, finaliza Berto.