Casos de Covid-19 ressurgem na região com início de nova onda
Algumas cidades da região registraram o aumento que ocorre no país e no estado. Em janeiro deste ano o Paraná registrou apenas sete novos casos, e agora em outubro, mais de 4 mil foram confirmados
O país e o Paraná têm enfrentado um aumento significativo nos casos de Covid-19, e várias cidades da região relataram um crescimento significativo nos dados. Entre as cidades afetadas estão Laranjeiras do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Nova Laranjeiras, e Quedas do Iguaçu.
Laranjeiras
Em Laranjeiras, durante a campanha de vacinação, foram administradas 1.599 doses de vacinas de rotina, influenza e Covid-19. Além disso, 2.100 cadernetas de vacinação foram avaliadas. No que diz respeito aos casos de Covid, o município registrou 11 casos em setembro e teve um salto para 113 em outubro, somando um total de 124 casos. Felizmente não há registro de óbitos. “Graças a vacinação não temos mais mortes, por isso seguimos enfatizando a necessidade da imunização. É pela vacina que a quarentena acabou, mas o vírus segue por aí”, relata a enfermeira responsável pelo setor epidemiológico, Patrícia Massuqueto.
Espigão Alto do Iguaçu
Conforme o secretário de Saúde de Espigão, Jocemar Mendes, um total de 4.444 doses da primeira vacina foram administradas, o que representa 103% da cobertura, enquanto 4.055 doses da segunda alcançaram uma cobertura de 93%. Além disso, 70 doses únicas foram aplicadas, com uma cobertura de 108%. As doses de reforço totalizaram 2.920, com mais 1.006 doses de segundo reforço e 15 doses adicionais.
Em relação aos casos de Covid-19, também houve aumento no município. Dados a partir do dia 16 de setembro apontam para 6 casos positivos. E em outubro foram 22 casos, somando um total de 28 casos, sem registro de óbitos. “Pedimos que os munícipes continuem se vacinando, assim conseguimos manter a cobertura vacinal”, ressalta Jocemar.
Nova Laranjeiras
Em outubro, Nova registrou 59 casos. Destes apenas um paciente permanece em isolamento domiciliar. Não há registro de óbitos e o dado da cobertura vacinal ainda não foi contabilizado.
Virmond
Em Virmond, durante a campanha realizada entre os dias 14 e 28 de outubro, 200 doses de vacina foram aplicadas. No que diz respeito aos casos de Covid, setembro registrou 21 casos e em outubro foram 14. Deste 10 casos seguem ativos. Não há registro de óbitos.
Quedas do Iguaçu
Quedas confirmou 15 casos positivos, porém sem necessidade de internações. Não houve registro de óbitos
Essas são as informações de algumas cidades da região. Em algumas é possível ver o aumento nos casos com a nova onda da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) segue enfatizando a necessidade em tomar todas as doses da vacina, pois só assim é possível evitar as novas variantes.
Paraná
Conforme o último boletim da Sesa, divulgado nesta terça-feira (31), é possível ver o aumento no número de casos. Em janeiro, foram registrados sete casos; em fevereiro o número baixou para um; voltou para sete em março; em abril quatro, em maio e junho, um caso, respectivamente; e em julho, dois casos. A partir de agosto, começou a nova onda, com o registro de 49 novos casos. O que se alavancou em setembro com 672 casos, e por fim, em outubro, 4497 casos. No total foram registrados no estado 5.279 casos de Covid-19.
Desde o início da pandemia o Paraná confirmou 2.957.254 casos. Destes 2.899.244, se recuperaram o que corresponde a uma taxa de 98,04%. Os óbitos somam 46.420.
Ainda segundo a Sesa, 29.526.354 doses de vacinas contra a Covid foram aplicadas no estado, entre primeiras e segundas doses, doses de reforço e doses únicas.