Ceju de Laranjeiras ofertará cursos de violão, grafitagem e de horticultura

Em parceria com a Itaipu Binacional, o projeto chama-se Ponto de Cultura e acontecerá no Centro da Juventude, na UFFS e no Colégio Marcondes Sobrinho

O Centro da Juventude de Laranjeiras do Sul vai ampliar suas atividades com a chegada de três novos cursos oferecidos em parceria com a Itaipu Binacional. A iniciativa faz parte do projeto Ponto de Cultura, coordenado por Ricardo Calegari e promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná. Desde sua formalização em março deste ano, o projeto tem buscado expandir seu alcance para 15 municípios da região, incluindo Laranjeiras do Sul.

Importância

O coordenador destacou a importância da expansão, tendo em vista que  projeto já existe desde o final de 2022 e, até agora, já atendeu mais de 500 pessoas de forma voluntária e gratuita, principalmente em Francisco Beltrão. “Oferecemos oficinas de violão, informática, dança, além de hortas comunitárias, atendimento psicológico e nutricional. Desde março, temos expandido essas atividades para mais municípios do sudeste e oeste do Paraná, e agora, para Laranjeiras do Sul”.

No Ceju, serão oferecidas oficinas de violão, grafite e hortas comunitárias. As aulas de violão ocorrerão na Universidade Federal da Fronteira Sul e no Centro da Juventude, enquanto as oficinas de grafite acontecerão no Colégio José Marcondes, na Universidade Federal da Fronteira Sul e também no Centro da Juventude. Além disso, o projeto prevê a criação de três a quatro hortas comunitárias na cidade, com assessoria do curso de agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul.

“O projeto tem duração de dois anos, até março de 2026, e a expectativa é atender cerca de 3 mil pessoas nos 16 municípios abrangidos, com aproximadamente 60 oficinas, além de um cursinho pré-Enem e o Festival Regional da Cultura, previsto para dezembro deste ano e de 2025, em Francisco Beltrão”, detalha Calegari.

Parceria

A diretora do Centro da Juventude, Janice Couto, reforçou a importância da parceria, frisando que neste ano, o Ceju tem buscado diversos parceiros para melhorar a qualidade do atendimento às crianças, adolescentes e famílias. “A parceria com o Ponto de Cultura e a Itaipu é de grande valia, trazendo dois anos de oficinas de horta e violão, além de dois meses de oficinas de grafitagem. Estamos muito felizes e confiantes de que essa parceria será um sucesso”.

O público-alvo das novas oficinas são os adolescentes já atendidos pelo Centro da Juventude, mas novas matrículas também estarão abertas. “Atualmente, temos 15 oficinas em funcionamento no Centro da Juventude, e com essas novas adições, esperamos atender ainda mais adolescentes do nosso município”, conclui Janice.