Com o projeto ‘Aquecedor Solar’ a escola conseguiu o 2º lugar na disputa que envolveu mais de 228 escolas do país
Na última quarta-feira (23), estudantes e professores do Colégio José Marcondes Sobrinho, colégio de ensino em tempo integral de Laranjeiras do Sul, obtiveram pelo segundo ano consecutivo, medalha de prata em competição nacional de projetos na área da ciência e tecnologia.
O STEM Brasil, criado pela fundação Educando, organização não governamental de atuação internacional que visa estabelecer parcerias com países latino-americanos para o fortalecimento da educação nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, realiza anualmente uma feira nacional das instituições educacionais de todo o país.
Participaram da feira virtual cerca de 228 escolas, espalhadas por 12 estados do Brasil, envolvendo quase 800 estudantes, que submeteram projetos que foram avaliados por uma comissão de especialistas das áreas de Engenharia, Matemática e Ciências. As equipes são compostas por professores e estudantes de todas as etapas do ensino básico.
Na feira do ano passado, o colégio conquistou duas medalhas: 2º Lugar na categoria saúde com o projeto “Plantando Ciência e Colhendo Inovação” e o 3º lugar em votação geral do público, com mais de 100 mil votos contabilizados no website da Stem Brasil.
Este ano, além de outros eventos onde os estudantes também conquistaram o pódio (Projeto Transformação – Engie; Feira de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, 2º e 3º lugares, respectivamente; bem como finalista estadual no Projeto Agrinho de Robótica), na Feira STEM, o colégio mais uma vez obteve o 2º Lugar com o projeto “Aquecedor Solar”, na categoria Ensino Fundamental – anos finais.
O projeto vencedor
Conforme a direção do colégio, o aquecedor solar foi feito através da fixação de uma placa solar de baixo custo no teto da instituição, mecanismo construído com garrafas pet e caixas de leite TetraPak, sistema que faz com que a água circule por meio da convecção, chegando aquecida na cozinha, economizando no gás e energia elétrica. A direção afirma que o projeto sustentável também educa os alunos. “Com esta iniciativa potencializamos a aprendizagem dos estudantes, além de ampliar a consciência sobre a necessidade de empregar os conhecimentos de ciência e tecnologia em alternativas de energia que minimizem o impacto ao meio-ambiente”, enfatiza o diretor Leandro Antonio dos Santos.
Nas palavras das professoras coordenadoras dos projetos, Eliane Berlatto Borsoi (Matemática) e Ritamar Andreetta (Física): “Essas participações reforçam a importância de estimular o protagonismo estudantil e o letramento científico desde o 6º ano do fundamental, até o Ensino Médio, enriquecendo e dando destaque à estudantes com espírito científico e curiosidade”.
O diretor Leandro parabeniza e agradece àqueles que contribuíram com o projeto: “Foi uma emoção ímpar, só tenho que parabenizar o trabalho de excelência de nossos professores, estudantes e funcionários e principalmente, agradecer a confiança depositada pelos pais/responsáveis da nossa comunidade escolar. O sucesso que o colégio vem obtendo em diversos concursos e eventos promovidos por diversas entidades só demonstra que estamos no caminho certo, coletivamente estamos tornando o Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, referência educacional em Laranjeiras do Sul”, finaliza Leandro em nome de toda a equipe do colégio.