Como o uso da Cannabis pode ajudar no tratamento de animais?
Um projeto apresentado pelo Médico Veterinário de Laranjeiras, Luiz Henrique Andrade, com seus colegas, mostrou alguns benefícios do uso da Cannabis em animais. “É importante que a sociedade comece a enxergar a Cannabis não apenas como uma droga ilícita ou recreativa, mas também como uma opção terapêutica que pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos nossos animais de estimação” destaca Luiz Henrique
O uso da Cannabis na veterinária está avançando da mesma forma que na medicina humana. As pessoas estão cada vez mais envolvidas com seus animais de estimação e investindo na qualidade de vida deles.
Um projeto apresentado pelo Médico Veterinário de Laranjeiras, Luiz Henrique Andrade, com seus colegas Guilherme Krysa, Mariana Hiller, Rayan Barbosa, Natan Almeida, Éllen Krik, Sibonei Duarte, Médicos Veterinários formados pela faculdade Guarapuava, mostrou alguns benefícios do uso da Cannabis em animais.
Conforme Luiz Henrique, a Cannabis é boa para os pets pois eles têm um sistema chamado endocanabinóide, o mesmo dos humanos. “Esse sistema é composto por receptores que ajudam na regulação de uma variedade de mecanismos fisiológicos como apetite, dor, controle muscular, humor, memória, entre outros. Ao ser estimulado, o sistema libera citocinas, que são capazes de ajudar a estabilizar alguns transtornos de humor, como a depressão em animais”, diz Luiz.
Quando ela é indicada?
A Cannabis é composta por dois principais componentes, o THC e o CBD. O tratamento com óleo da planta é basicamente usado para tratar os mesmos problemas em animais e humanos. “O uso pode ser feito em tratamentos de patologias como epilepsia, câncer, inflamações, cinomose, artrose, dores crônicas e também em fase terminal, regularização do apetite, irregularidades nos sistemas endócrino e imune”, ressalta ele. “Mas, como todo medicamento, em excesso ou sem recomendação de algum especialista, pode fazer mal, por isso é sempre bom consultar um médico veterinário e seguir suas recomendações”, enfatiza o veterinário.
Cannabis no Brasil é liberada?
Em 2021, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), contribuiu juridicamente para o projeto de lei N° 369/2021 da Câmara dos Deputados, cujo objetivo era amparar legalmente o uso dessa substância em animais. A proposta regulamenta o uso veterinário de remédios derivados da Cannabis sativa e incentiva pesquisas. Assim como estudos e a comercialização no mercado brasileiro de medicamentos mais eficientes, seguros e de qualidade para tratamento dos animais, como já ocorre com o uso para humanos.
Cannabis através do tempo
Luiz explica que a Cannabis é uma planta conhecida há mais de quatro mil anos e foi usada por diversas populações ao redor do mundo. Porém até os dias de hoje ela é alvo de estigma na sociedade, sendo ignorado seus potenciais terapêuticos.
“É importante que a sociedade comece a enxergar a Cannabis não apenas como uma droga recreativa, mas também como uma opção terapêutica que pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos nossos animais de estimação. Com uma regulamentação adequada e mais pesquisas na área, a Cannabis pode se tornar uma ferramenta valiosa na medicina veterinária e ajudar a salvar vidas e aliviar o sofrimento de muitos animais”, finaliza Luiz.