Conab, Consea e Seab: Plenária em Laranjeiras busca soluções para a segurança alimentar

“Ações assim não só garantem a alimentação, como auxiliam as cooperativas da agricultura familiar’, destaca o chefe do núcleo da Seab, Valter Rodacki

Como noticiado pelo Correio do Povo nesta semana, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), junto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), promoveram na Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul (Acils), a plenária sobre políticas públicas que atendam as famílias em risco alimentar.

O evento aconteceu nos dias 15 e 16, onde foram apresentadas palestras e rodas de conversa. Participaram representantes dos dez municípios do núcleo regional, que são: Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Quedas do Iguaçu e Virmond, sociedade civil e governamental de outras cidades e estados.

Objetivo

Conforme o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/PR),  Valmor Luis Bordin, ao alinhar a agricultura familiar às políticas que atendem a urgência no risco alimentar, o caso é solucionado. “É obrigação dos governos, seja federal, estadual ou municipal, promover atendimento alimentar aos que necessitam. É esse o papel do Consea ao promover reuniões itinerantes como esta”, destaca o superintendente.

Região

Valmor ressalta que apesar de realizada em Laranjeiras, a reunião é de interesse geral. “A segurança alimentar, assim como a produção da agricultura familiar, abrange o país, por isso é extremamente necessário pautar ao governo esse assunto. É dessa forma que pessoas com insegurança alimentar serão atendidas”, completa.

Destaque

Conforme o chefe do núcleo da Seab, Valter Rodacki, promover projetos de segurança alimentar do Estado faz com que o Paraná seja referência. “Nossa região contempla os programas ‘Leite para Todos’, ‘Cozinha escola’, ‘Hortas Comunitárias’, ‘Coopera Paraná’ e vários outros projetos. Ações assim não só garantem a alimentação, como auxiliam as cooperativas da agricultura familiar”, destaca Valter.

“Estes conselheiros, que hoje ministraram palestras, representam o Estado e levam as propostas e pautas importantes para a criação de mais projetos que ofereçam segurança alimentar”, finaliza o chefe do núcleo.