Conexão: tecnologia 5G chega a Laranjeiras do Sul e Pinhão
Com a liberação do sinal, essas cidades agora têm acesso a uma gama ampliada de serviços digitais, como internet rápida, redes sociais, chamadas e aplicativos, além de operações bancárias e outras funcionalidades
A tecnologia 5G foi recentemente implementada em 84 municípios do Paraná, incluindo Laranjeiras do Sul e Pinhão. Com a liberação do sinal, essas cidades agora têm acesso a uma gama ampliada de serviços digitais, como internet rápida, redes sociais, chamadas e aplicativos, além de operações bancárias e outras funcionalidades.
Torres
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a velocidade média de download no 5G é de aproximadamente 450 Mbps. No Paraná, estão instaladas 1.186 antenas, com Curitiba liderando com 613 torres. Em todo o Brasil, são 23.098 antenas distribuídas por 815 municípios. São Paulo é o estado com o maior número de estações, somando 6.363 em 119 cidades, enquanto a Bahia possui 1.030 antenas em 26 municípios. Em Laranjeiras do Sul, há duas torres de 5G, e em Pinhão, uma.
Liberação pode não ser imediata
Embora a faixa de 5G já tenha sido liberada para essas localidades, a instalação do sinal pode não ser imediata. Segundo a Anatel, a implementação do 5G dependerá do planejamento de cada operadora. A nova tecnologia oferece vantagens significativas sobre as gerações anteriores (2G, 3G e 4G), incluindo taxas de transmissão mais altas, baixa latência e maior densidade de conexões.
A Anatel estima que até 2030, o Brasil terá 179 milhões de assinantes de 5G, representando cerca de 77% da população. Atualmente, todas as cidades com mais de 500 mil habitantes já contam com, pelo menos, uma operadora oferecendo 5G. O superintendente de outorgas da Anatel, Vinicius Caram, reconhece o progresso alcançado, mas ressalta que ainda há metas a serem atingidas, com a cobertura do 5G sendo expandida gradualmente.