Confira 10 opções de chá para tosse seca e saiba como prepará-los
Camomila, salgueiro, gengibre, eucalipto, unha-de-gato entre outros, são os mais recomendados para aliviar os sintomas
Chás são uma alternativa eficaz para aliviar a tosse seca, especialmente comum no inverno. Embora seja importante procurar orientação médica para tratar a causa subjacente, o consumo de certos chás pode ajudar a aliviar os sintomas.
De acordo com estudos, a tosse pode ter diversas causas, como infecções virais ou bacterianas, alergias (como rinite sazonal e asma), mudanças bruscas de temperatura, exposição a ambientes contaminados, uso de tabaco e certos medicamentos. Além disso, condições de saúde como refluxo gastroesofágico, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, câncer de pulmão e insuficiência cardíaca também podem desencadear a tosse.
A seguir confira dez receitas baseadas em publicações da base de dados de citações e resumos de artigos científicos em biomedicina (Pubmed).
- Camomila
Como fazer: Utilize 1g a 5g da inflorescência para 150ml de água. Prepare por infusão: adicione as flores à água quente, tampe e deixe repousar por 5 minutos. Coe antes de beber. Contraindicações: Evitar durante gravidez e amamentação.
- Salgueiro
- Como fazer: 4g da casca do caule para 200ml de água. Prepare por decocção: ferva por 15 minutos, coe e consuma morno. Contraindicações: Não usar se houver alergia a aspirina ou problemas de coagulação.
- Gengibre
- Como fazer: Use 0,5g a 2g de rizoma seco para 150ml de água. Prepare por infusão: ferva a água, adicione o gengibre e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe antes de beber. Contraindicações: Evitar se houver cálculos biliares, irritação gástrica ou hipertensão.
- Espinheira-santa
- Como fazer: Utilize 3g de folhas para 150ml de água. Prepare por infusão: adicione as folhas à água fervente, tampe e deixe por 10 minutos. Coe antes de beber. Contraindicações: Evitar durante gravidez, lactação e em crianças menores de 6 anos.
- Unha de gato
- Como fazer: 500mg da planta para 150ml de água. Prepare por infusão: ferva a planta por 15 minutos, deixe repousar por 10 minutos e coe. Contraindicações: Não recomendado para gestantes, crianças e pacientes em tratamento para hemorragias.
- Cúrcuma longa
- Como fazer: 1,5g em 150ml de água. Prepare por decocção: ferva 1g a 3g do rizoma em água e coe antes de beber. Contraindicações: Evitar durante gravidez, lactação e em crianças menores de 2 anos.
- Guaco
- Como fazer: Use 3g de folha seca ou 5g de folha fresca para 150ml de água. Prepare por infusão: ferva a água, adicione as folhas e tampe por 5 a 10 minutos. Coe antes de consumir. Contraindicações: Não recomendado para grávidas e crianças menores de 1 ano.
- Sabugueiro
- Como fazer: 1 colher de sopa para 150ml de água. Prepare por infusão: ferva a água, adicione as folhas e deixe em infusão por 10 minutos. Coe antes de beber. Contraindicações: Evitar em grávidas e crianças menores de 2 anos.
- Eucalipto
- Como fazer: Use 150ml de água e 1 colher de sopa de folhas picadas. Prepare por infusão: adicione as folhas à água quente, tampe e deixe por 5 minutos. Coe antes de beber. Contraindicações: Evitar em caso de alergia ou problemas hepáticos.
- Hortelã
- Como fazer: 1 colher de sopa para 150ml de água. Prepare por infusão: adicione as folhas à água fervente, tampe e deixe por 5 a 10 minutos. Coe antes de consumir. Contraindicações: Não indicado para quem tem alterações graves na vesícula.