Conheça PILS projeto desenvolvido em prol dos animais de rua

Quando não recebe colaborações, grupo banca as consultas e exames dos animais

Ouvimos muito a frase “o animal é o melhor amigo do homem”, porém podemos perceber que na sociedade existem muitos animais desamparados, sem lar, sem comida, alguns até sofrendo maus tratos. Eliane Sarvacinski, moradora de Laranjeiras do Sul, desenvolve um projeto para tentar amenizar a situação.

O projeto Protetores Independentes de Laranjeiras do Sul (PILS), é formado por cerca de 10 pessoas. O trabalho vinha sendo desenvolvido sem divulgações até recentemente, quando foi criada um perfil no Instagram @protetoresindependenteslds para divulgações de doação.

Ajuda da população

Segundo Eliane, o projeto depende da ajuda das pessoas e do comércio. “São muitas despesas, por se tratar de grande número de animais”, afirma.

Ela conta que a causa dos animais é uma questão de saúde pública, pois afeta também o bem-estar e a saúde da população. Eliane ressalta a importância de programas de castração permanente, para colaborar com a redução de animais abandonados.

“É importante a expansão do castra móvel, para que haja maior procura pela população. Incentivos de conscientização para o povo ajudaria muito a diminuir o abandono animal”.

Recentemente foi feita uma rifa em prol do projeto, que obteve lucro de cerca de R$ 7 mil, com isso foi firmada uma pareceria com duas clínicas veterinárias no município, para a castração de alguns animais. Porém o valor levantado não consegue suprir a demanda de castração. Para isso, outra promoção já está sendo elaborada para custear as despesas com os animais.

Quando não recebe colaborações, o grupo banca do próprio bolso as consultas e exames dos animais. Atualmente Eliane abriga 14 cachorros em casa, além de cuidar de outros animais em diversos lugares. Na maioria das vezes, os animais resgatados ficam sob seus cuidados por algum tempo e depois são devolvidos para as ruas.

A protetora relata que, entre os cães que ela abriga um em especial necessita de tratamentos e cuidados diferenciados, pois possui condições debilitadas.

Doações

Para quem quiser apoiar a iniciativa, toda forma de ajuda é bem-vinda. As doações podem ser deixadas em qualquer pet shops da cidade ou via PIX (42 9997 7985). Para cada promoção do grupo são feitas prestações de conta.