Coprossel e UPL discutem complexo de doenças da soja
Encontro contou com parte do DETEC Coprossel e apresentação do Dr. Heraldo Feksa, pesquisador da FAPA
Na última quarta-feira (07), foi realizado na sede da cooperativa Coprossel uma palestra sobre os cuidados necessários com a soja. O Departamento Técnico da cooperativa Coprossel, em parceria com a empresa UPL, receberam em Laranjeiras um grupo de produtores que participaram da palestra com o pesquisador da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), Dr. Heraldo Feksa.
O bate papo aproveitou o conhecimento do pesquisador, que atua na Área de Fitopatologia, e compartilhou informações sobre os cuidados essenciais com as principais doenças na soja, em especial para essa safra.
De acordo com Dr. Heraldo, é importante o produtor se atentar ao manejo inicial na cultura da soja que é determinante do potencial produtivo final. Nesse sentido as primeiras aplicações na fase vegetativa é o que comanda todo o processo, fazendo com que o produtor ganhe em residual de produto, economizando em aplicações e obtendo uma melhor resposta em produtividade.
“Explicamos também a importância de trabalhar com produtos protetores, preventivamente, evitando a entrada das doenças de final de ciclo (DFCs), que realmente representam uma perda do potencial produtivo”, afirma Heraldo.
Também foi abordado na palestra informações sobre os produtos protetivos. “Conversamos a respeito do posicionamento técnico de alguns produtos que tem efeito protetivo e também efeito de choque. O que é importante ao produtor é a rentabilidade líquida, esse investimento da entrada um pouco mais cedo nas aplicações possibilita mais produtividade e mais dinheiro no bolso do produtor”, declarou Heraldo Feksa.
Para o Representante Técnico de Vendas UPL, o Agrônomo Alexandre Molinari, o evento foi muito produtivo e proporcionou informações relevantes aos produtores. “Com a UPL trazemos um manejo completo de produtos que alcançam todo o ciclo da soja. Apresentamos em especial o Evolution que é um fungicida completo, com ação multissítio e sistêmico, pensando no complexo de doenças que acometem a lavoura”, relata Alexandre.
“Nosso objetivo foi agregar conhecimento, trazer informações e se colocar à disposição dos produtores. Agradeço a Coprossel pelo espaço e pela parceria de sucesso”, finalizou Alexandre.
Aos produtores que querem saber mais sobre o assunto, procurar o Departamento Técnico Coprossel nas Unidades da cooperativa.
Coprossel – Há mais de Três Décadas Cooperando com o Desenvolvimento Regional