Cultivando Mudas, Colhendo Amor: horta comunitária busca combater a fome em Laranjeiras

“A falta de alimentos é um problema social que atinge muitas pessoas, e como costumo dizer, ela não tem religião, raça ou cor. É um problema que todos podemos nos envolver e participar para amenizar”, ressalta padre Sebastião Goulart

O Programa de Horticultura Urbana da prefeitura de Laranjeiras tem sido uma iniciativa inspiradora para a população da cidade, buscando promover a sustentabilidade e o bem-estar coletivo. Recentemente, a Paróquia Sant’Ana, em parceria com a secretaria de Agricultura, construiu uma horta comunitária em um espaço livre existente na Capela São Francisco.

Cultivando Mudas, Colhendo Amor

Denominado ‘Cultivando Mudas, Colhendo Amor’, o projeto teve sua primeira colheita nesta terça-feira (14), e tem como objetivo fornecer alimentos saudáveis para famílias carentes da região, com distribuição totalmente gratuita. O padre Sebastião Goulart, da Paróquia Sant’Ana, afirmou que a iniciativa contribui para o tema da Campanha da Fraternidade 2023, que é ‘Fraternidade e fome’, e o lema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’. Essa campanha é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no período da Quaresma.

“Pensando nessa problemática da fome, decidimos tornar um terreno que estava abandonado em uma horta produtiva para distribuir alimentos saudáveis para as pessoas carentes”, afirma o padre Sebastião.

De acordo com Sebastião, atualmente, são distribuídos em média 130 cestas básicas, mas a ideia é que além dos itens básicos, possam entregar também verduras como alface, couve e repolho, produzidos na horta. “Queremos envolver também as famílias beneficiadas, para que se sintam corresponsáveis pelo projeto e participem do plantio e cuidado das plantas”, destacou.

Alimento orgânico

Segundo o padre, o objetivo não é apenas doar comida, mas também proporcionar alimento saudável e de boa qualidade àqueles que não tem acesso, a horta é orgânica e não usa nenhum tipo de agrotóxico. “A parte técnica é importante, porque, apesar de parecer simples fazer uma horta, não é tão fácil assim. Por isso, temos uma parceria com os alunos do projeto PET da UFFS, que nos auxiliam nesta área”, ressalta Goulart.

Projetos comunitários

Esta é a segunda horta comunitária implantada pela prefeitura em Laranjeiras do Sul. A primeira fica localizada em um terreno que pertence ao município, também no bairro São Francisco. Para o secretário de Agricultura, Gilmar Negretti, o projeto busca ocupar terrenos baldios ociosos em outras regiões da cidade, voltando-se para a produção de alimentos saudáveis e livres de insumos agrícolas.

O padre Sebastião Goulart aproveitou a oportunidade para fazer um convite para aqueles que tenham interesse em participar do projeto. “Sabemos que a fome é um problema social que atinge muitas pessoas, e como costumo dizer, ela não tem religião, raça ou cor. É um problema que todos podemos nos envolver e participar para amenizar. Uma horta comunitária não vai matar a fome das pessoas, mas pode ajudar. Se todos colaborarmos de alguma forma, podemos amenizar a dor da fome de tantos irmãos e irmãs. Então, minha mensagem é de sensibilização, para que nos unamos em prol dessa causa e façamos algo para ajudar, por menor que seja”, conclui.