Dia da Poesia: “Uso a poesia como válvula de escape, essa forma de arte, faz eu me senti conectado ao universo”, cita Gerson Boldrini

Neste dia comemorativo o engenheiro conversou com o Correio do Povo sobre como essa forma de arte mudou a sua vida

Hoje (21) é comemorado o Dia Mundial da Poesia. Essa data foi escolhida em 1999, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas. Por esse motivo, o Correio do Povo conversou com o engenheiro civil e poeta com 12 livros publicados, Gerson Boldrini, sobre sua experiência com a arte da poesia.

Vida na poesia

Segundo Gerson a paixão pela poesia surgiu aos 14 anos, quando ele deixou sua cidade natal para estudar no colégio Agrícola em Ponta Grossa. “Foi uma mudança imensa em minha vida que de alguma forma, me despertou a necessidade de ler e escrever como válvula de escape. Longe da família e dos amigos, eu encontrei nessa arte, uma forma de expressar a saudade e se sentir conectado com a vida e o universo”.

Gerson cita que os poetas que mais o incentivaram a criar suas obras foram Mario Quitana e Manoel de Barros. “O trabalho deles me inspira, a forma com que as palavras conversam entre si é incrível”.

Boldrini relata uma experiência que marcou sua vida com poeta “Eu estava no Concurso de Poesias no SESC em 1980. Quando houve a entrega dos prêmios foi feita uma encenação das poesias vencedoras por um grupo de teatro. Para minha surpresa, eles declamaram a minha poesia que havia ficado em primeiro lugar, foi emocionante”.

Gerson também é engenheiro civil e conta como ele concilia sua profissão com o ofício de poeta. “Concílio de forma tranquila. Não tem hora pra escrever, é quando bate a inspiração”.

Poesia no mundo

A poesia é uma forma de arte que tem resistido ao teste do tempo e continua a ser uma forma popular de expressão em todo o mundo. Desde a Antiguidade, a poesia tem sido uma ferramenta para transmitir ideias e emoções, e seu poder é inegável.

A poesia ainda é uma forma de arte importante e ativa em muitas culturas ao redor do mundo. Em alguns países, como o Japão, a poesia é uma parte integrante da cultura popular, com formas poéticas específicas, como o haiku, sendo uma parte comum da vida cotidiana. Na Índia, a poesia é considerada uma forma de arte sagrada, com muitos poemas religiosos e espirituais sendo transmitidos através de gerações.