Diretor administrativo do CRA-PR José Luiz Nicolelis ministra palestra em Laranjeiras

Com o tema “O mercado de trabalho na área administrativa” a palestra teve como foco as questões sobre as áreas específicas onde os futuros profissionais da área podem atuar

No dia 26 de maio, foi realizada em Laranjeiras do Sul, a palestra “O mercado de trabalho na área administrativa”. Ministrada pelo diretor administrativo do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), José Luiz Nicolelis, a palestra teve como foco as questões relacionadas às áreas específicas onde os futuros profissionais de administração podem atuar.

A palestra que aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Profª Naiana Babaresco de Souza, iniciou com uma breve introdução sobre a instituição que Nicolelis representa, o CRA-PR.

O palestrante explica que como a instituição é autárquica, ela é individual, de responsabilidade única e independente. “Ninguém manda no conselho, apenas o conselho federal que regula e faz os desenhos das linhas de atuação da administração. O conselho federal é uma instituição magna, que possui 26 entidades regionais, que seguem a norma”.

Ele conta ainda que o Conselho se baseia em uma lei específica que regula a profissão, a Lei 4.769/65, que define a atuação do profissional de administração, como se comportar, como desenvolver as atividades, o que pode e o que não pode ser feito, o que é lícito e o que não é, o que é ético e o que não é, o que deve ser propagado e o que não deve”.

Conforme José Luiz, o CRA-PR tem uma relação muito forte com o Artigo 37 da Constituição, que fala sobre as ações legais para o tratamento da administração na atividade pública. “A gente fala sobre os princípios da legitimidade, da compatibilidade, e isso também está dentro desse artigo, a gente procura fazer uso dessa lei para que as coisas funcionem com um pouco mais de precisão e menos ajustes”.

Ainda assim existem muitos problemas, frente a todo esse trabalho de regulação e de planejamento. Para Nicolelis é preciso olhar sempre para dentro do sistema e tentar fazer as correções. “Onde tem gente, tem erro, mas aonde tem processo não. Essa processualização é o grande objetivo do trabalho”.

A profissão

O diretor administrativo fez questão de ressaltar na palestra, o respeito pela carreira na administração. O palestrante explicou que é como um guarda-chuva que se abre em várias direções, e conforme ele, levando em consideração os pilares da profissão: planejar, controlar, gerir, e rever o processo; é possível trabalhar a área como um todo: recursos humanos, tecnologia de informação, produção, logística, em termos mais avançados a logística internacional, comércio exterior. “Existe todo um portfólio de especializações destinados aos jovens, aos futuros profissionais que podem atuar no mercado, de forma que a aqui definimos um pano de fundo onde cada um dos ouvintes possa se identificar”.

O administrador ressalta que ninguém é igual a ninguém. “Você pode ter uma tendência para a área de finanças, outro para a área de recursos humanos, logística. Então a profissão abraça isso”.

Nicolelis afirma que como administrador, a sua função é trabalhar as questões que envolvem a parte que é mais sensível às pessoas, o dinheiro. Para isso é necessário fazer uma boa gestão, empenhando os recursos nos lugares certos, recursos que vem dos administradores registrados no conselho. “Via de regra o montante é reinvestido na própria administração, para fazer a regulação, fiscalização, fazendo com que as leis se apliquem, tanto na área pública quanto na privada”.

Currículo

José Luiz Nicolelis é empresário, consultor e administrador; Atual conselheiro; diretor administrativo financeiro e delegado titular do CRA-PR – nº 24950. MBA – Estratégia de gestão empresarial pela universidade federal do Paraná (UFPR) e Neuropsicopedagogia pela Uninter. Diretor de unidade Franquia; Neuroeducação.

Gestor profissional para desenvolvimento de habilidades cognitivas; socioemocionais e éticas. Coordenador de distrito e chefe sênior do Grupo Escoteiro Santa Monica Registro 72 PR – União Escoteiros do Brasil PR.

Especialização – Pós-graduado em logística empresarial, FAE Business School e Plant Lay-out, Fundação Vanzollini – USP. Graduado em Administração de empresas ênfase em finanças pelas Faculdades Integradas Campos Salles, em São Pulo.

Atuação em multinacionais dos setores automobilístico e alimentício nas áreas de logística, financeira e TI global. Gestor de projetos e coordenador de RH em processos com experiencia na gestão internacional de empresas. Atualmente empreendedor na área de Neuroeducação – “F@mily Tec ME – Comércio, Consultoria & Treinamentos EIRELI”.