Diretora de Cultura convoca reunião para discutir lei de apoio financeiro à cultura

O encontro ocorrerá no auditório da secretaria de Educação e Cultura, e terá como pauta exclusiva a lei Paulo Gustavo que estabelece apoio financeiro da União aos Estados e aos Municípios

A diretora de Cultura de Laranjeiras, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, convoca toda a sociedade civil, artistas, coletivos culturais e produtores de cultura do município para uma importante reunião amanhã (19), às 19 horas. O encontro ocorrerá no auditório da secretaria de Educação e Cultura, na antiga prefeitura, e terá como pauta exclusiva a lei Paulo Gustavo (lei 195/2022), que estabelece apoio financeiro da União aos Estados e aos Municípios para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor cultural.

“Esta reunião será uma oportunidade de escuta e discussão com a classe artística para a elaboração de um plano de ação conforme determina a Lei Paulo Gustavo”, afirma Maria Luiza. A verba será distribuída entre projetos, premiações e chamamentos. Maria Luiza ressalta a importância da participação de todos os envolvidos no setor cultural de Laranjeiras, afirmando que esta é uma ocasião crucial para a oitiva da cultura no município.

Objetivo

O objetivo principal do encontro é ouvir os artistas, a fim de criar um plano de ação que permita a liberação dos recursos previstos pela Lei Paulo Gustavo. “A legislação tem como foco apoiar financeiramente as ações emergenciais voltadas para a cultura, sendo assim, a participação ativa da sociedade civil e dos artistas é fundamental para a construção de um plano que atenda às demandas e necessidades do setor”, explica a diretora.

Maria Luiza Simões reforça o convite a todos os interessados, salientando a importância da presença e contribuição da sociedade civil, artistas, coletivos culturais e produtores de cultura de Laranjeiras nessa reunião. A expectativa é que a discussão e elaboração do plano de ação sejam feitas de maneira colaborativa e democrática, beneficiando toda a comunidade cultural do município.