Dreads: Saiba como é feito o procedimento

Você é uma daquelas pessoas que sempre quis ter dread ou está considerando a ideia agora, porém, quer conhecer mais sobre suas características antes de se aventurar? Chegou a hora!

Os dreads são um estilo de cabelo caracterizado por um emaranhado de tranças geralmente longas e finas. Existem métodos e técnicas para deixar qualquer tipo de cabelo, seja ele liso ou crespo nesse estilo.

Ao olhar para os dreadlocks, muitas pessoas têm a impressão de que são todos iguais, entretanto, não é bem assim. Existe mais de um tipo de dread e cada um deles é feito de maneiras diferentes.

Tipos

A trancista Alexia Castro dos Santos Paulino explica que os dreads podem ser feitos com cabelo natural, jumbo, lã ou linha. É possível aplicar de três formas, uma delas é com o jumbo, que é  um material sintético usado como forma de extensão de cabelo incorporado nas tranças.

Esse modo de extensão capilar é um dos mais acessíveis e naturais, podendo ser encontrado com baixos valores e em diferentes tonalidades de cabelo ou até mesmo coloridos. Essas extensões são enroladas em uma trança base e então finalizados.

As tranças jumbo são ótimas aliadas de quem ama o estilo trançado dos fios e também de quem passa pela transição capilar e deseja disfarçar a raiz que está crescendo.

Segundo ela, outro método é o “crochet braids” ou como chamam também “tranças de crochê”. “É um estilo de penteado criado a partir de extensões ou apliques de cabelo colocadas nos fios naturais penteados em tranças embutidas, para então costurá-los. Esse estilo tem esse nome por conta do método que é utilizado para “costurar” as extensões de cabelo.

As tranças raízes que dão base à instalação do crochet braid também podem ter diferentes desenhos. O mais comum é o que divide o cabelo em partes retas e pararelas, que vão do topo da cabeça até a nuca. Existem também desenhos circulares. Isso vai depender do gosto e do seu profissional.

Alexia explica que existe outro método onde não o cabelo não e sim enozado, feito com agulha e pode-se acrescentar tanto com jumbo – que é removível, quanto cabelo natural – que é permanente. Mas nesse caso não é possível fazer com lã ou linha.

Alguns preferem usar lã ou linha no lugar do jumbo, mas não é indicado pois a lã pesa muito e demora para secar, já a linha não tem aderência e escorrega.

Cuidados

A profissional explica que deve-se lavar os cabelos em torno de três vezes por semana. A intensidade varia conforme a oleosidade do couro cabeludo de cada pessoa. “Dê preferência por lavar pela manhã e assim secar bem durante o dia. A Manutenção dos dreads e durabilidade vai depender do método utilizado e do tipo do cabelo, se é liso, cacheado ou crespo”.

O tempo utilizado para fazer os dreads depende de cada cabelo, além do método escolhido e pode variar de três á seis horas.

Para estar fazendo os dreads Alexia diz que precisa ter um comprimento mínimo de seis centímetros, mas a durabilidade da trança será bem menor do que um cabelo com 12 centímetros. Não existe nenhuma contraindicação desde que cuide bem dos seus dreads.

Deixe um comentário