Ecopontos, aprovados por lei na Câmara, já estão nas ruas de Laranjeiras
Espaços apropriados para o descarte podem ser encontrados na Rodoviária e na rua XV de Novembro
Seguindo exemplo de municípios como Curitiba e Maringá, uma lei apresentada pelo vereador Ivaldonir Panatto garantiu a implantação de ecopontos em locais públicos de Laranjeiras do Sul.
Esses espaços apropriados para o descarte de pequenas proporções de vidros, plásticos e papelão, por exemplo, podem ser encontrados na Rodoviária e na rua XV de Novembro.
O objetivo é garantir à população um local adequado para descarte de materiais recicláveis.
Importância
Conforme o vereador Panatto, autor da lei, o descarte incorreto de materiais representa um desafio ao Poder Público, especialmente porque quando não gerenciados adequadamente, acarretam impactos ambientais e sociais.
“Os ecopontos podem auxiliar na diminuição de disposições irregulares de qualquer tipo de resíduo, seja em rios, terrenos baldios e vias públicas. Os vidros, por exemplo, também podem provocar acidentes aos coletores”, destacou.
A lei ainda prevê a geração de renda. De acordo com o texto, o descarte deve ser repassado para entidades assistenciais e instituições organizadas coletoras. “A iniciativa representa um instrumento de política pública que materializa compromisso com limpeza urbana, preservação do meio ambiente e geração de renda para entidades assistenciais”, concluiu Panatto.
Assinaturas
A lei recebeu a assinatura do presidente do Legislativo, Carlos Alberto Machado (Magrão), vice-presidente, Tarso Campigotto, 1° Secretário Darci Massuqueto e dos vereadores Valeide Scarpari, Ney Becker e Valmir Trindade (Sete).