Efetivados: tudo sobre a posse dos eleitos na Cantu

Cada cidade, com seus desafios e potenciais, realizou cerimônias de solenidade distintas, com rituais variados e em horários diferentes. Confira como se deu esses eventos

A posse dos prefeitos e vereadores eleitos nas cidades da região da Cantuquiriguaçu marcou o início de um novo ciclo administrativo em 1º de janeiro de 2025. Com promessas de continuidade, inovação e desenvolvimento, as autoridades eleitas destacaram o compromisso com suas comunidades e a importância de fortalecer as parcerias locais para o crescimento regional. Cada cidade, com seus desafios e potenciais, realizou cerimônias de posse distintas, com rituais variados e em horários diferentes. A equipe do Jornal Correio esteve presente na cobertura da maioria desses eventos. Confira abaixo como foram algumas das posses na Cantu.

Laranjeiras do Sul

No dia 1º de janeiro, Jaison Mendes assumiu a prefeitura de Laranjeiras do Sul em uma cerimônia no ginásio Laranjão que teve início às 19 horas. Ao lado do vice-prefeito Ademilson “Bico” e dos vereadores eleitos, Jaison destacou necessidade de transparência e diálogo em sua gestão. “Laranjeiras pode voltar a crescer e ser exemplo. Que ninguém precise sair para realizar seus sonhos, que a saúde seja valorizada e a educação leve as crianças para o futuro. O desafio é grande, mas temos coragem. Vamos trabalhar para conectar campo e cidade, fortalecer nossa economia com novos empregos e empresas, e garantir que ninguém fique para trás. Nosso governo será marcado pela transparência e diálogo, com as pessoas no centro das decisões”. A composição da equipe de secretários foi parcialmente anunciada, com quatro nomes ainda pendentes, que serão divulgados nos próximos dias, que segundo ele está “resistindo às pressões para nomeações”.

Secretários anunciados

  • Eriton Luiz Ruths – secretário de Transportes
  • Ivan Leguizamón – secretário de Obras e Urbanismo
  • Lenon Simeoni – secretário de Finanças e Orçamento
  • Renato Piovesan – secretário de Viação
  • Valmir Viola – secretário de Administração e Planejamento
  • Rudivane Vagliati – secretária de Educação, Cultura, Tecnologia e Inovação
  • Fabiano Popia – secretário de Saúde
  • Elaine Dalmolin de Paula Xavier – secretária de Controle Interno
  • Danielle Teles Gomes Mendes – secretária de Assistência Social e Segurança da Família
  • Alcir Pedro Augusto Pires – secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente
  • Rodrigo dos Santos Scheis – secretário de Esportes
Nova Laranjeiras

Em Nova Laranjeiras, às 17 horas na Câmara dos Vereadores, Fábio dos Santos (PSD) tomou posse para seu segundo mandato, acompanhado do vice Luiz Wolff e dos vereadores eleitos. Durante a solenidade, o prefeito reforçou o compromisso com obras de infraestrutura. “O nosso comprometimento é com o desenvolvimento, e o desenvolvimento se traduz em obras impactantes que estão mudando a vida do nosso cidadão. É isso que está acontecendo com Nova Laranjeiras hoje. Temos mais de R$ 10 milhões em investimentos previstos, incluindo asfalto rural, em diversos projetos que vão melhorar significativamente a qualidade de vida do nosso povo. Além disso, vamos renovar de 50% a 60% dos secretários municipais. O grupo cresceu nesta eleição, e agora contamos com pessoas que, além de serem políticas, são técnicas, e têm tudo para fazer essa gestão dar certo”, declarou o prefeito.

Marquinho

Ás 10 horas, no centro de eventos marquinhense, o prefeito Juninho Bolzon que iniciou seu segundo mandato em após ser reeleito com ampla aprovação popular. Em seu discurso, destacou a continuidade de projetos e a parceria com a Câmara Municipal. “Vamos dar continuidade aos projetos e fortalecer ainda mais nossa parceria com a Câmara Municipal, garantindo a união entre as lideranças locais para atender às demandas da população. Este novo mandato, assim como o anterior, será marcado pela proximidade com os cidadãos. Iniciamos 2025 com desafios renovados, com o objetivo de consolidar Marquinho como um modelo de progresso e qualidade de vida na região”, afirmou o prefeito Juninho.

Rio Bonito do Iguaçu

No Ginásio de Esportes Alessandro Bovino, Sezar Bovino foi reempossado como prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, reforçando a continuidade de projetos em andamento. “O progresso precisa continuar. Temos muitas coisas para viver ainda, muitos investimentos e um vasto planejamento para o melhor da nossa população,” afirmou.

Espigão Alto do Iguaçu
Nas dependências do paço municipal de Espigão Alto do Iguaçu, às 09 horas, o prefeito reeleito, Agenor Bertoncello, tomou posse, junto dos vereadores. Além da solenidade, a Câmara de Vereadores elegeu, em sessão extraordinária, definiu a mesa diretora da Casa de Leis, sendo ela:
Presidente: Simone Bess
Vice: Wanderlei de Oliveira
1 secretário: Antônio Petry
2 secretária: Lia Andreiv

Cantagalo

No Pavilhão da Igreja Imaculada Conceição às 10 horas, João Konjunski celebrou a posse com o vice Ponciano Abreu e os vereadores de Cantagalo, destacando os resultados do mandato anterior. “Cumprimento os vereadores do mandato anterior, minha família, amigos e servidores públicos pelo trabalho que gerou resultados expressivos. Destaco os avanços na frota municipal, com 65 novos equipamentos adquiridos e apenas uma dívida ativa. Investimos mais de R$ 14 milhões em melhorias, deixando o município financeiramente equilibrado, com recursos consignados e obras em andamento, como calçamentos e unidades de saúde. Agradeço pela oportunidade e seguimos comprometidos com o progresso”.

Porto Barreiro

Vanderlei Volff tomou posse às 09 horas no Pavilhão da Matriz, como prefeito de Porto Barreiro, destacando o trabalho conjunto com o vice e os vereadores para atender às demandas da população. “A nossa missão é seguir comprometidos com uma gestão eficiente e voltada para as pessoas,” ressaltou.

Guaraniaçu

A cerimônia de posse em Guaraniaçu ocorreu às 17 horas, nas dependências da Câmara Municipal, e foi marcada pelo comparecimento expressivo da população. Durante o evento, também aconteceu a posse dos nove vereadores eleitos. O prefeito reeleito, Ronaldo Cazella, agradeceu à família e a Deus, destacando: “Sou muito grato por estar aqui hoje, é um momento de muita alegria. Reafirmo meu compromisso de trabalhar sempre com transparência, coragem e lealdade”.

Goioxim

A posse em Goioxim começou às 10 horas e foi marcada pelo comparecimento expressivo da comunidade. O prefeito empossado, Éder dos Santos, ou Éder da Barsa, como é conhecido, falou em seu discurso: “Expresso minha gratidão a Deus, à minha família e a todos que confiaram em mim para ser prefeito. Agradeço também ao nosso time, que trabalhou com dedicação, e aos valores que meus pais me ensinaram. Nosso objetivo é transformar sonhos coletivos em realidade, trabalhando com humildade e determinação, sempre em prol do povo e por oportunidades iguais para todos”.

Quedas do Iguaçu

Quem também tomou posse foi o prefeito eleito, Rafael Moura, acompanhado da vice-prefeita Marlene Revers e dos vereadores. O evento que ocorreu no Centro Cultural às 10 horas, também compôs a mesa diretora da Casa de Leis, com a seguinte formação:

  • Presidente: Rodolfo Revers
  • Vice: Carlise Priscila
  • 1º secretário: Reginaldo, conhecido como Regui
  • 2º secretário: Edmir Kozak
  • 3º secretário: Adilson Polezze