Laranjeiras: em combate à violação de direitos, Centro de Juventude promove colônia de férias

“Nosso intuito é proporcionar momentos de lazer e aprendizagem, para ocupar as crianças, afastando-as do envolvimento com drogas, álcool e atividades impróprias”, afirma a diretora do Centro Janice Aparecida Couto Nessa

A secretaria de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, por meio do Centro de Juventude, promove uma colônia de férias para as crianças neste período de recesso das aulas. Conforme a diretora do Centro e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Janice Aparecida Couto Nessa, a intenção do projeto recreativo é ocupar as crianças do munícipio enquanto as aulas não voltam, evitando que elas acabem em trabalhos infantis, se envolvam com drogas e bebidas, assim como prevenir que elas sofram com abusos.

“Nosso intuito é proporcionar momentos de lazer e aprendizagem, bem como ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes, afastando-as de possível envolvimento com drogas, álcool e atividades impróprias como o trabalho infantil”, explicou a diretora.

Direitos violados

Janice ainda informou que Laranjeiras conta com uma grande quantidade de crianças operando no trabalho infantil. Das 168 crianças atendidas na colônia de férias, 90% se encaixam no direito violado, que incluí o trabalho infantil. “Recebemos algumas denúncias de menores vendendo picolés, salgadinhos e doces pela cidade. E outras, mesmo que ajudando seus pais, estão nas ruas catando papelão e materiais recicláveis, e também tivemos denúncias de abuso infantil por parentes das crianças. Então decidimos voltar antes ao trabalho, para garantirmos que elas tenham a oportunidade de viver sua infância de forma sadia, e prevenindo o contato com o mundo do crime e dos abusos”, enfatizou Janice.

Colônia de férias

O Centro e a colônia atendem crianças de 6 à 11 anos, e adolescentes de 12 à 18 anos, de segunda a quinta-feira, até o dia 29 de janeiro. “Nós da equipe organizamos uma programação bem bacana de colônia de férias, que é melhor do que ficar em casa com poucas oportunidades para se divertir. Aqui elas terão a chance de interagir com outras crianças e participar de atividades bem diferentes”.

As atividades oferecidas pelo Centro incluem passeios, oficinas, gincanas, jogos e contação de história com a Lady Flor, personagem da professora Cláudia Motta. “Teremos ainda outras atividades lúdicas que aliam diversão, aprendizagem e lazer. Além de proporcionar um ambiente saudável, a equipe do Serviço de Convivência pode acompanhar as crianças e fazer as orientações necessárias”, enfatizou a diretora.

Inscrições

Para inscrever uma criança na colônia de férias basta ir até o Centro de Juventude na avenida Dr. Carmosino Vieira Branco, nº 439, bairro Cristo Rei, com os documentos pessoais da criança e do responsável, assim como o comprovante de residência, carteirinha de vacinação e declaração de matrícula escolar.