Encontro Cultural em Laranjeiras: ‘Flamenco Para Todos’ celebra a Arte Espanhola
Com entrada gratuita a peça busca explorar a relação histórica entre o flamenco e a influência do poeta e dramaturgo Federico García Lorca, tanto no âmbito teatral quanto literário
No próximo sábado (20), às 19h30, Laranjeiras do Sul se tornará o palco de um encontro para celebrar a cultura espanhola. Sob a direção de Sandro Tueros, o espetáculo gratuito intitulado “Flamenco Para Todos” reunirá poemas do renomado escritor espanhol Federico García Lorca (1898-1936), em uma fusão harmoniosa de poesia, música e dança flamenca, no Cine Teatro Iguassu.
Além das apresentações, haverá também uma oficina gratuita que abordará a relação poética entre Lorca e a cultura flamenca. O espetáculo contará com acessibilidade em LIBRAS, proporcionando uma experiência inclusiva ao público.
A partir das obras “El Romancero Gitano” (1928) e “Poemas Del Cante Jondo” (1931) de Federico Garcia Lorca, os poemas românticos serão originalmente interpretados em espanhol e legendados em português, levando o público a uma viagem sensorial através de sotaques, tradição, música e, é claro, a sensualidade da dança flamenca. Poemas como “La Guitarra”, “El Silencio”, “Encuentro” e “La Casada Infiel” serão responsáveis por aproximar o público da rica cultura literária espanhola de Lorca.
Sandro Tueros, responsável pela fundação da ST Produções Teatrais, não apenas está em cena e dirige o espetáculo, como também é o idealizador do projeto. Segundo Tueros, “a poesia de Lorca é complexa, mas é imprescindível romper essa barreira. Quando o público tem acesso às obras e à cultura flamenca, é impossível não se sentir impactado por essa rica combinação autenticamente espanhola”.
No elenco de “Flamenco Para Todos”, encontram-se duas bailaoras, Cris Macedo e Tânia Moruna, conhecidas como bailarinas de flamenco, e o músico Alê Palma, compositor da trilha sonora original. Acompanhado pelo violão flamenco, Alê Palma executará todas as músicas ao vivo, unindo a melodia construída pelo ritmo do Taconeo, o sapateado flamenco.
Sobre Cris Macedo, Tueros destaca que ela é uma das principais coreógrafas de flamenco do país e uma unanimidade no universo flamenco. Desde a década de 1990, Cris é responsável por difundir esse estilo pelo Brasil, além de ser a fundadora do Estudio y Compañía Aire Flamenco. Ela já produziu inúmeros espetáculos e dividiu o palco com grandes artistas flamencos brasileiros e espanhóis.
Oficina
Intitulada “Cruzamentos entre o Flamenco e Garcia Lorca: contribuições para a literatura”, a oficina gratuita “Flamenco Para Todos” busca explorar a relação histórica entre o flamenco e a influência do poeta e dramaturgo Federico García Lorca, tanto no âmbito teatral quanto literário. Destinada a professores, estudantes e ao público em geral, a oficina ocorrerá as 14h30 e será um híbrido entre teoria e prática, demonstrando a contribuição do flamenco e a disseminação
da cultura espanhola pelo mundo, além de proporcionar uma compreensão das características identitárias da música latina.
A oficina será ministrada pela dançarina e pesquisadora da cultura flamenca Tânia Moura, e pelo músico flamenco Alexandre Brown Palma, mestre em musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para se inscrever basta clicar aqui.
Sobre Sandro Tueros
Sandro Tueros, natural da cidade de Lima, capital do Peru, iniciou sua carreira artística aos 17 anos, quando começou a estudar arte dramática no Club de Teatro de Lima. Radicado no Brasil desde 1995, atua como ator, diretor e produtor teatral. Entre seus destaques nacionais, destacam-se sua participação no filme “O Mirador” (2018), dirigido por Bruno Costa, e seu papel nas séries “Contracapa” (2017) e “Colônia Cecília” (2012). Na TV aberta, fez parte do elenco da série “O Caçador” (2014), dirigida por José Alvarenga e produzida pela Rede Globo de Televisão.
Como diretor, Sandro Tueros teve destaque em produções teatrais como “Palavra Flamenca” (2015), “Norman, Comedor de Livros” (2015), “O Príncipe e a Aviadora” (2019) e “Flamenco Para Todos” (2022/2023). Durante três anos, foi ator associado e produtor da Companhia de Teatro Sia Santa, em Campinas, São Paulo. É formado em Artes Cênicas, com ênfase em Direção Teatral, pela Faculdade de Artes do Paraná (2004) e possui pós-graduação em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Tuiuti do Paraná (2011).
Há mais de dez anos, Sandro Tueros é responsável pela ST Produções Teatrais, uma produtora sediada em Curitiba que realiza diversos projetos em todo o país.
O projeto “Flamenco Para Todos” conta com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, e com o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia COPEL.