Uma das medidas preventivas adotadas em Laranjeiras é o uso de drones para verificar se está acumulando água nas calhas das escolas, colégios e unidades de saúde
Com o aumento dos casos de dengue em todo o estado do Paraná, as autoridades de saúde de Laranjeiras estão intensificando as medidas de controle para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
De acordo com a enfermeira Patrícia Massuqueto, a notificação dos casos de dengue em Laranjeiras é feita pelas unidades de saúde e hospitalares. Essa notificação é importante para que se possa acompanhar a evolução da doença na região, e para que se possa tomar medidas preventivas para evitar a sua propagação.
A enfermeira explicou que é realizado um exame laboratorial para confirmar se os casos notificados são realmente de dengue. Isso é importante para evitar a confusão com outras doenças que possam apresentar sintomas semelhantes. Em caso de suspeita o tratamento já é iniciado conforme o quadro clínico do paciente.
Laranjeiras 2023
Atualmente, Laranjeiras apresenta quatro casos confirmados de dengue, sendo dois importados e dois autóctones. No entanto, a entrevistada destacou que a dengue é uma doença que pode ocorrer o ano inteiro, mas o foco maior está nos primeiros quatro meses do ano, quando há maior proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“O trabalho está sendo realizado em todos os bairros da cidade, seguindo um cronograma de manutenção. Recentemente, foi realizado o Levantamento de Índice Rápido e Amostral (LIRA), e o índice de infestação fechou em 4,5%”, destacou a enfermeira.
Atualização de ferramentas
Uma das medidas preventivas adotadas em Laranjeiras é o uso de drones para verificar se está acumulando água nas calhas das escolas, colégios e unidades de saúde. Essa tecnologia ajuda a identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti de forma mais rápida e eficiente, permitindo que os profissionais realizem a manutenção imediata para evitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
Combate à dengue
A bióloga da secretaria de Saúde, Nádia de Assis, destacou que o Paraná está vivenciando um surto de dengue, o que reforça a importância de manter as medidas preventivas em dia. Se houver um aumento de casos em Laranjeiras, as unidades de saúde e hospitalares notificam as autoridades de saúde, que então fazem o trabalho de campo para verificar a situação.
Conforme a bióloga, é fundamental que a população de Laranjeiras esteja ciente dos cuidados necessários para prevenir a dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
“É importante que a população elimine os focos do mosquito, evitando o acúmulo de água em recipientes como copinhos, garrafas e vasos de plantas, além de fazer uma verificação no lote uma vez por semana. A prevenção é a chave para evitar epidemias graves como a que estamos vivendo atualmente no Paraná”, afirma Nádia.