Escola Leocádio José Correia implementa projeto sustentável para o Agrinho 2024

Sob a liderança da professora Gracieli Schoroeder Castilho, alunos aprendem a importância da reciclagem e sustentabilidade com a criação de um jardim horta suspenso, promovendo a conscientização ambiental desde a infância

A Escola Municipal Vereador Leocádio José Correia, de Laranjeiras do Sul, está implementando um projeto inovador sob a liderança da professora Gracieli Schoroeder Castilho, visando preparar os alunos para o Agrinho 2024. O foco do projeto é a conscientização sobre o meio ambiente, a sustentabilidade e a preservação da natureza, temas essenciais para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o futuro do planeta.

Iniciativa

Intitulado “Reciclar, Cuidar e Preservar Começa na Infância: Colhendo Oportunidades”, o projeto tem como destaque a criação de um jardim horta suspenso no muro escolar, utilizando garrafas PET recicladas como vasos. Esta iniciativa não apenas embeleza a escola, mas também ensina aos alunos a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, promovendo uma cultura de sustentabilidade desde cedo.

“A ideia é mostrar para as crianças que pequenas atitudes fazem uma grande diferença. Ao reutilizar as garrafas PET, ensinamos a importância da reciclagem e incentivamos a criatividade na construção de algo útil e bonito,” destaca a professora.

Adesão

A participação ativa de pais, professores e alunos é um dos pilares do sucesso do projeto. Todos estão envolvidos em diversas atividades de aprendizado sobre compostagem e adubo orgânico, com a valiosa orientação dos produtores locais, sêo Darci e dona Marli, da comunidade 8 de junho. Estes produtores compartilham seu conhecimento prático sobre a produção de adubo orgânico, reforçando a ligação entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática do dia a dia.

“É fundamental que as crianças compreendam o ciclo natural dos resíduos e como eles podem ser transformados em algo benéfico para o meio ambiente. O conhecimento transmitido pelos produtores locais é essencial para que os alunos vejam na prática como tudo funciona,” afirma Gracieli.

Segundo a prof, o projeto detalha os principais elementos desta iniciativa educacional, destacando a importância da educação ambiental para crianças, conforme os critérios do Referencial Curricular Nacional e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta almeja desenvolver ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamento, extinção de animais e poluição, sensibilizando as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Objetivos

O objetivo geral do projeto é desenvolver ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, sensibilizando as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Entre os objetivos específicos estão incentivar o uso consciente da água, ensinar práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais, falar sobre a importância da reutilização de materiais recicláveis, explicar a seleção e cores das lixeiras, orientar sobre a coleta seletiva de lixo, visitar propriedades que utilizam compostagem, conhecer os cuidados para evitar doenças transmitidas pelo lixo e realizar experiências e atividades práticas relacionadas à preservação ambiental.

A metodologia adotada no projeto inclui diálogos informais, brincadeiras lúdicas, vídeos, desenhos, coletas de dados e a confecção de materiais educativos a partir de sucatas recicláveis. As atividades são adaptadas conforme as necessidades de cada aluno, promovendo uma aprendizagem inclusiva e significativa. “O envolvimento dos alunos em cada etapa do projeto é crucial. Eles aprendem não apenas com os livros, mas com a prática, tornando-se protagonistas do seu próprio aprendizado,” comenta a professora Gracieli.