Evento do IDR-PR reúne mais de 400 mulheres da região em Laranjeiras

O modelo itinerante do Encontro Regional de Mulheres Rurais, visa uma série de medidas integradas para o desenvolvimento, qualificação e inclusão produtiva

Ontem (28), no Iguaçu Tênis Clube, em Laranjeiras do Sul, ocorreu o Encontro Regional de Mulheres Rurais, promovido pelo Governo do Estado do Paraná com apoio do Instituto de Desenvolvimento Ruraldo Paraná (IDR-PR). Com o objetivo de promover a autonomia econômica das mulheres que atuam em atividades rurais, o Governo do Estado lançou o programa Mulheres do Campo. A iniciativa envolve uma série de medidas integradas para o desenvolvimento, qualificação e inclusão produtiva das mulheres ligadas ao mundo rural.
O evento contou com a participação de mais de 400 produtoras rurais. Além da presença da secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, do presidente do IDR-PR, Richard Golba, e outras personalidades de suma importância. A presença da primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa, e do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Natalino Avance de Souza, que estavam confirmadas, não ocorreu devido às condições climáticas que poderiam interferir na decolagem e aterrissagem de aeronaves.

Objetivo
As principais diretrizes do programa incluem viabilizar o acesso das mulheres a programas de fomento produtivo e crédito rural, capacitar produtoras rurais em gestão e cooperativismo, desenvolver e divulgar tecnologias sociais e sustentáveis para as produtoras, e priorizar a participação de mulheres em programas de compras públicas da agricultura familiar. As medidas beneficiarão mulheres em diversas situações, incluindo produtoras de agricultura familiar, assentadas da reforma agrária, extrativistas, pescadoras artesanais, aquicultoras, e mulheres de comunidades rurais.

Importância
O chefe do núcleo regional da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Paraná (Seab), Valter Rodacki, destacou a importância do evento. “Hoje recebemos mais de 400 mulheres do nosso núcleo inteiro. São 10 municípios da nossa região que estão presentes e a gente sabe da importância que a mulher tem no campo. Esse evento vem a valorizar mais esse empenho que elas possuem dentro do agronegócio”, afirma.
O gerente regional do IDR-Paraná de Laranjeiras do Sul, Deomar Fracasso, ressaltou o protagonismo feminino no campo. “A importância desse evento está para mostrar o protagonismo, a importância da mulher rural no ambiente. Ela tem que ocupar os espaços, não só da propriedade, mas em associações, em cooperativas, porque a gente sabe, a sensibilidade da mulher é capaz de transformar o mundo”, destaca.

Compromisso do estado
Sobre o compromisso do governo com as mulheres do campo, a secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, afirma que a secretaria foi criada pelo governador Ratinho Júnior no início de 2023 e que visa justamente a construção de políticas públicas que possam promover a igualdade entre homens e mulheres. “Estamos trabalhando para combater todas as formas de violência. Em parceria com o IDR, estabelecemos um esforço conjunto para abordar a questão da sucessão familiar. Muitas mulheres, ao perderem seus esposos e ficarem sozinhas, enfrentam dificuldades devido à falta de envolvimento anterior na gestão das propriedades, podendo até perder seus bens e propriedades. Nosso objetivo, através da Secretaria de Estado da Mulher e do IDR, é oferecer essa formação para as mulheres do campo a partir de agosto”.
Sobre a ausência da primeira-dama, Luciana Saito Massa, Leandre afirma que ela não pôde comparecer devido às questões climáticas. “As aeronaves enfrentam dificuldades para decolar e, principalmente, para pousar em aeroportos menores. Contudo, trago aqui todo o respeito, carinho e admiração que tanto a primeira-dama quanto o governador Ratinho Júnior têm por todas as mulheres rurais. Estamos aqui para representar nosso estado, nosso governo, e reafirmar nosso compromisso com as mulheres do campo, que tanto contribuem para nossa sociedade. Nosso objetivo é construir políticas públicas que fomentem o protagonismo feminino, oferecendo acesso a crédito e programas relacionados à agricultura e ao desenvolvimento humano. Faremos tudo o que o estado puder promover para que as mulheres tenham oportunidades”, finaliza à deputada.

Cooperação
O presidente do IDR-PR, Richard Golba, destacou a importância da participação do IDR-PR no encontro: “Neste evento, estamos participando integralmente na mobilização, organização, construção da agenda e no processo de organizar o deslocamento. O IDR sempre está presente na infraestrutura do evento. Sou extensionista há 40 anos e sempre trabalhamos com as mulheres, focando na economia doméstica, gestão da casa, educação dos filhos, saúde básica e higiene. Este processo evoluiu e, hoje, trabalhamos com políticas públicas e direitos das mulheres”, afirmou o presidente.
Além disso ele salienta que no evento será firmando um acordo de cooperação com a secretaria da Mulher. “Será focado em apoiar as mulheres na gestão prática da propriedade e em seus direitos legais, promovendo seu empoderamento, independência e capacidade de empreendedorismo para manter e administrar a propriedade rural”. Richard ainda realça que o objetivo é assegurar a permanência das famílias agricultoras, das pequenas e médias propriedades no estado, com a qualificação e a participação efetiva das mulheres. “No Paraná, 85% das propriedades rurais são de pequeno porte, com menos de 50 hectares. No entanto, a cadeia produtiva dos grãos é altamente concentradora de renda e terra. Por isso, precisamos focar no apoio e no fortalecimento das mulheres nesse processo”, finaliza o presidente.