Evisa de Laranjeiras promove gincana reforçando os Valores Vicentinos

Os alunos do 5º ao 9º ano são divididos em 4 equipes de idades diferentes. O evento foi projetado para desafiá-los a pensar, tomar decisões e agir coletivamente

Na última sexta-feira (05), a Escola Vicentina Santa Ana, de Laranjeiras do Sul, realizou a ‘Gincana Vicentina’, integrando atividades ao calendário escolar e enriquecendo os processos educativos. A gincana envolveu estudantes do 5º ao 9º ano, divididos em 4 equipes compostas por alunos de diferentes faixas etárias, cada uma liderada por professores. O evento foi projetado para desafiar os estudantes a pensar, tomar decisões e agir coletivamente, promovendo o engajamento das equipes e a corresponsabilidade, aspectos fundamentais para o desenvolvimento dos alunos.

Valores
A gincana reforça os ‘Valores Vicentinos’, como diálogo, colaboração, criatividade, solidariedade e espiritualidade. Os alunos do 5º ano participam do evento como convidados, interagindo com os estudantes do 6º ao 9º ano, o que facilita a transição de ter apenas uma professora para lidar com múltiplos professores. “Durante as atividades, os mais novos têm a oportunidade de interagir com veteranos e professores, preparando-se para os novos desafios que encontrarão em sua jornada educacional” afirma a pedagoga da escola, Cristina Luz.

Modalidades
Cada equipe participou de diversas modalidades, incluindo quizzes e esportes, com destaque para os temas olímpicos como corrida, atletismo e salto. Dentro de cada equipe, os professores desempenharam um papel fundamental desde o início do ano, orientando os alunos em suas especialidades. “Os próprios alunos decidiram quem competiria em cada modalidade, reconhecendo suas habilidades individuais’, afirma a pedagoga.
Cristina enfatiza que aquele momento não era apenas de integração, mas também de responsabilidade e compreensão do mundo. “Em cada etapa da nossa Gincana Vicentina, revelamos talentos. Nesta etapa, foi a vez do estudante Lucas Salaterski mostrar sua aptidão para o salto em altura, chegando a saltar 1,40m, deixando essa marca para ser desafiada no próximo ano. As marcações mais expressivas nestas modalidades citadas ficaram registradas e serão colocadas em destaque para incentivar as práticas esportivas, e servirem como desafios a novos recordes”, disse ela.

Contra o bullying
Outro aspecto positivo da Gincana Vicentina é o trabalho preventivo ao bullying. A integração de todas as faixas etárias em cada equipe promove a ajuda mútua e o respeito às diferenças, revelando habilidades individuais e incentivando o protagonismo e a liderança.
Esta abordagem considera o estudante como um ser criativo e único, reforçando a aprendizagem de forma integral. “Estamos extremamente felizes em oferecer este evento especial na nossa escola. A Gincana Vicentina não se limita à competição, ela promove autonomia, conhecimento, responsabilidade e combate ao bullying. Aqui, as equipes são formadas para promover a integração e a colaboração entre os estudantes, independentemente das turmas ou faixas etárias”, assegura Cristina.

Alunos convidados
Os alunos do 5º anos que participaram do evento, visitaram o jornal Correio do Povo no mesmo dia, e demonstravam muito entusiasmo com o evento. “Foi muito legal”, “foi divertido” e “quero participar de novo”, foram alguns comentários ecoados depois da participação na gincana.