Uma grande fila se formou em frente à Caixa Econômica Federal de Laranjeiras do Sul, nesta sexta-feira (17). A cena, na realidade, já tem se repetido nos últimos dias, mas se intensificou mais ainda. As pessoas estão em busca do saque emergencial, disponibilizado pelo governo federal, em função da Covid-19
Por volta das 10 horas, a fila já ultrapassava a calçada do restaurante Casa Nostra – pouco mais de uma quadra da porta da agência bancária.
Relatos do povo
O Correio do Povo esteve no local da fila e conversou com alguns beneficiários sobre o recebimento.
Morador de Laranjeiras, Joel Padilha trabalhava com o setor de máquinas e está desempregado. Ele afirma que o auxílio irá beneficiar muito a sua família. “Está muito complicado e sabemos que vai complicar ainda mais. Meu auxílio não foi aprovado ainda, eu cheguei aqui era 8 horas, e precisei ir ao banheiro, e quando voltei precisei ir ao final da fila novamente, mas não tenho pressa, é o terceiro dia que venho aqui novamente”.
Uma senhora de Rio Bonito de Iguaçu, que preferiu não ser identificada, conta que trabalha na lavoura e que necessita do auxílio. “Ajudará muito na alimentação da minha família, estamos na expectativa que dê certo”, afirma.
Francisca de Oliveira Camargo, de Laranjeiras do Sul, é autônoma e presta serviços de lavagem de roupas, mas nos últimos dias a demanda desapareceu. “Eu tenho CadUnico e estou na espera que receba hoje. Esse auxílio vai me ajudar muito”.
Valdecir Dias, de Rio Bonito do Iguaçu, pedreiro, ganhava por dia e está no Cadastro Único. “Estou parado todos esses dias, e esse auxílio vai me ajudar a me manter por conta dos dias que o patrão mandou a gente parar”, relata.
Liberação
Beneficiários do Bolsa Família têm calendário próprio e podem sacar no mesmo dia do recebimento tradicional. Nesta semana:
16 de abril (quinta): beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 1.
17 de abril (sexta): beneficiários do Bolsa Família com último digito do NIS é igual a 2.
A liberação do saque será feita de forma escalonada, de acordo com a data do aniversário do beneficiário. Segundo a Caixa, a intenção é evitar filas e aglomerações. O cronograma terá a seguinte ordem:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro, com poupança digital gratuita da Caixa
28 de abril – nascidos em março e abril, com poupança digital gratuita da Caixa
29 de abril – nascidos em maio e junho, com poupança digital gratuita da Caixa
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro