Laranjeiras: curso de Pedagogia da Uffs recebe nota máxima em avaliação do MEC

“Esse resultado deve alegrar toda comunidade universitária, o curso disponibilizado forma profissionais que atuam principalmente aqui na região”, salienta a estudante Jaqueline Sopschuk

A primeira avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fronteira Sul (Uffs), campus Laranjeiras do Sul, feita pelo Ministério da Educação (MEC), ocorreu entre os dias 19, 20 e 21 de setembro. Os itens observados pela comissão foram o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), estrutura física da universidade, quadro docente e sua formação, produção acadêmica e atividades desenvolvidas em ensino, pesquisa e extensão. Esta análise da estrutura física da universidade e dos recursos humanos que trabalham e participam do curso, é feita para comprovar a realização prática do que consta no PPC.

Os estudantes também fizeram parte da avaliação do curso em uma reunião online, na qual foram questionadas sua avaliação do curso, como é estudar na instituição, como é a participação em extensão, pesquisa e cultura, dos estágios e necessidades.

A estudante Jaqueline Sopschuk, no curso desde 2019, reflete que essa avaliação máxima recebida demonstra a capacidade e compromisso que todos tem. “Buscamos fazer o melhor durante esse percurso para ter uma formação de qualidade e atuar nas escolas, pois nós somos os futuros professores das escolas na região”, aponta Jaqueline.

Conforme ela, a nota deve alegrar toda comunidade universitária. “A Pedagogia é um curso disponível para quem quiser cursar, e atende formando profissionais que atuarão principalmente aqui”, salienta.

Discussões e criação do curso de Pedagogia

O início das discussões de criação do curso de Pedagogia na Uffs acontece desde 2016, quando foi organizado um grupo de trabalho que apresentou a proposta da criação. Segundo a nota coletiva dos professores que compõem o colegiado do curso, não foi fácil aprovar um projeto com tamanho compromisso social.

A nota apresenta que durante o processo de criação do curso e do PPC, sempre tiveram como norte estimular a consciência crítica. “Nossa opção foi pela formação do pedagogo cientista para atuar nas diversas áreas educacionais, do ensino e da gestão escolar e não escolar, com ênfase na docência, defesa da escola pública e na socialização dos conhecimentos científicos, capaz de responder e dominar os avanços e as transformações tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e culturais, voltadas para a emancipação humana”, detalha a nota.

Depois de muito debate, no início do ano de 2018 começou a primeira turma preenchendo todas as 50 vagas disponibilizadas e muitos candidatos na fila de espera para chamadas posteriores.

Nota 5 na avaliação do MEC

Conforme o colegiado, o curso só obteve 5, a nota máxima, pela dedicação de todos que atuam na Pedagogia. “Essa excelente avaliação é resultado da consciência e compromisso do coletivo de professores, estudantes, gestão e equipe técnica que compõe o curso”, destacam.

A nota reforça que, apesar do resultado, o curso não é adepto da competitividade, meritocracia nem ranqueamento entre cursos, escolas e universidades “mas não podemos deixar de comemorar o reconhecimento de nosso trabalho”, justifica. “Tornamos público nosso reconhecimento da seriedade do trabalho realizado pelas professoras que compuseram a comissão de avaliação”.

Ressalta que só o conhecimento proporcionará aos que passam pelo curso uma formação humana completa, com compromisso técnico, político, ético, afetivo, estético e ideológico. “Somente este tipo de ser humano pode dar sua contribuição para uma educação, sociedade e mundo com justiça, paz e alegria para todos. É por isso que nos orgulhamos de ser nota máxima”, pontua.

Por fim a nota dedica a vitória aos estudantes que se deslocam de todo o Brasil para estudar no curso de Pedagogia da Uffs para quem vivem na região Cantuquiriguaçu, a grande maioria, trabalhadores e filhos de trabalhadores locais. “Nossa avaliação será realmente efetiva se, na prática de nossos alunos, atuarmos lado a lado das mães, pais e familiares pela educação dos seus filhos”, finaliza a nota.