Programa Paraná Integral vai ter o dobro de escolas em 2021.

Na região da Cantu três instituições já oferecem o ensino integral

O número de colégios que participam do Paraná Integral vai dobrar em 2021. Criado neste ano, o programa vai passar de 17 instituições de ensino da rede estadual para 34, localizadas em 27 municípios paranaenses.
O modelo, que é ofertado para alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio, consiste em educação em tempo integral (turno único) e currículo diferenciado. Além de passar mais tempo na escola, os alunos têm disciplinas como Projeto de Vida, Empreendedorismo e Programação.
As matrículas para colégios do Paraná Integral estão abertas até 18 de dezembro. Elas são feitas da mesma maneira que as dos colégios estaduais com oferta parcial. Basta selecionar uma instituição que ofereça essa modalidade de ensino (confira abaixo) e efetuar a matrícula.
O Paraná Integral funciona de forma diferente das 65 escolas que atualmente ofertam turmas integrais no Estado. Os 34 colégios não terão mais turmas de turno matutino e vespertino. Apenas turno único, além do noturno, naquelas que o oferecem, para turmas que funcionarão independentemente do programa.
Os estudantes do Paraná Integral passarão nove horas diárias no colégio. Esse tempo é dedicado às aulas, atividades extras e intervalos, incluindo quatro refeições durante o período em que estão na instituição.


Matriz Curricular
Além das disciplinas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a grade das escolas do Paraná Integral é composta por disciplinas como Protagonismo, Projeto de Vida, Empreendedorismo, Programação e Tecnologia Computacional para alunos do Ensino Fundamental.
No Ensino Médio, os estudantes têm disciplinas como Preparação Pós-Médio, Projeto de Vida e Estudo Orientado. O currículo conta, ainda, com outras eletivas interdisciplinares, elaboradas pelos professores para aprofundamento do trabalho com as disciplinas da BNCC.


Comunidade Escolar 
Outro destaque do programa é a permanência do corpo docente e da equipe gestora no colégio. Professores das 34 escolas darão aulas apenas em uma instituição, cumprindo as 40 horas semanais no mesmo colégio. O objetivo da proposta é a criação de um senso de comunidade.
As escolas integrais contam também com um programa de tutoria entre professores e estudantes, além dos Clubes de Protagonismo, equipes para estudo de temas de interesse dos alunos, gerenciadas por eles mesmos. 


Escolas que adotarão o modelo em 2021:

Almirante Tamandaré: C.E. Papa João Paulo I

Andirá: C.E. Barbosa Ferraz

Assaí: C.E. Conselheiro Conselheiro Carrão

Assis Chateaubriand: C.E. Padre Anchieta

Cambé: C.E. Dom Geraldo Fernandes

Campina da Lagoa: C.E. Campina da Lagoa

Campo Largo: C.E. Casemiro Karman

Cruzeiro do Oeste: C.E. Almirante Tamandaré

Curitiba: C.E. Conselheiro Carrão

Guarapuava: C.E. Professor Pedro Carli

Ibiporã: C.E. Teothonio B. Vilela

Ivaiporã: C.E. Barão do Cerro Azul

Londrina: C.E. Willie Davids

Pinhais: C.E. Prof. Paulo Freire

Santo Antônio da Platina: C.E. Ubaldino do Amaral

Terra Roxa: C.E. Antonio Carlos Gomes

União da Vitória: C.E. José de Anchieta

 Escolas que adotaram o modelo em 2020:

Altônia: C.E. Malba Tahan

Barbosa Ferraz: C.E. Machado de Assis Barbosa Ferraz

Curitiba: C.E. João Bettega e C.E. Santos Dumont

Foz do Iguaçu: C.E. Monsenhor Guilherme e C.E. Pioneiros

Ibiporã: C.E. Jardim San Rafael

Jesuítas: C.E. Humberto de Alencar Castelo Branco

Loanda: C.E. Guilherme de Almeida

Londrina: C.E. Dario Vellozo

Mangueirinha: C.E. Hercilia F. Nascimento

Pitanga: C.E. Professora Julia H. de Souza

Santa Cruz de Monte Castelo: C.E. Constantino Marochi

Umuarama: C.E. Hilda Trautwein Kamal

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