Laranjeiras: Escola Aluísio Maier é a melhor colocada do município em avaliação do Ideb

“Esse resultado é reflexo do trabalho de vários professores que passaram anteriormente pelas turmas até chegar no 5º ano, pois é uma sequência” destaca diretora Silvoneia

A Escola Municipal Aluísio Maier de Laranjeiras do Sul divulgou, nesta quinta-feira (29), que a instituição obteve a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas do município. A nota conquistada manteve a escola em 1º lugar no município e em 2º lugar no Núcleo regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, com a média 7,1 acima da média do Paraná que é 6,1. Não é a primeira vez que estão entre as primeiras colocadas na avaliação, em 2017 a escola ficou com média 6.9 e em 2019, com 7.9.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Equipe escolar comemora resultado

Conforme a diretora Silvania Ivaniuk Nardin, esse resultado deixa a equipe orgulhosa e reflete o trabalho que é desenvolvido. “São os esforços não só da direção e coordenação, mas sim de todos que trabalham para atingir essa média”, enfatiza a diretora.

De acordo com ela, a escola atingiu neste ano a nota 7.1, demonstrando o trabalho permanente que a instituição realiza. “O trabalho desenvolvido até chegar nesse resultado vem de vários anos. Depende de todos os professores, pois é uma sequência. Ao chegar no 5º ano, o aprendizado acumulado até aqui é reflexo desse trabalho desenvolvido pelos professores que passaram anteriormente pelas turmas”, acredita a diretora Silvania.

A avaliação foi realizada em 2021 nas três turmas de 5º ano da escola. O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados que levam em conta conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa.

Professores são protagonistas do desempenho

Segundo a professora Márcia Duarte, regente das turmas de 4º ano, embora a escola utilize apostilas, leva-se em consideração as especificidades da escola e o público atendido. “Trabalhamos com simulados, conteúdos específicos de provas anteriores do Ideb, assim como avaliações de sala baseadas nas nacionais, para que o aluno tenha familiaridade com avaliações desse tipo”, destaca Márcia.

Para ela, o resultado obtido nesse ano não é um esforço apenas dos professores de 4º e 5º anos mas desde os primeiros anos. “É a participação em todas as fases que constrói esse resultado”, frisa Márcia.

A professora relembra que, durante o período de pandemia, o trabalho dos pais foi fundamental e tem parcela no resultado obtido, pois contribuíram com o desenvolvimento dos alunos que precisaram ficar em casa. “Encontramos muita dificuldade quando eles retornaram, mas conseguimos, até o momento da avaliação, sanar muitas dúvidas. Trabalhamos com diversos simulados, não como um conhecimento mecânico, mas de tal forma que sanemos as dúvidas e discuta-se porque uma resposta é correta e a outra não, para que o aluno entenda e aprenda melhor”, exemplifica Márcia.

Comemorar bons resultados juntos

A direção, coordenação e APMF da Escola Aluísio Maier vão comemorar a classificação em 1° lugar no Ideb no município neste sábado (01), com um café da manhã especial no Hotel Garda, organizado para a equipe escolar e convidados.