Laranjeiras: Escola Leocádio José Correia realiza o projeto de leitura: Viajando no Mundo da Imaginação

Desenvolvido pelas turmas dos quintos anos da professora Silvana Franco, o projeto ocorre durante todo o ano letivo, englobando diversas etapas como leituras individuais e coletivas, diário do leitor e a caixa de leitura compartilhada

Desenvolvido pelas turmas dos quintos anos da professora Silvana Franco, da Escola Municipal Dr. Leocádio José Correia de Laranjeiras do Sul, o projeto “Viajando no Mundo da Imaginação” ocorre durante todo o ano letivo, englobando diversas etapas como leituras individuais e coletivas, diário do leitor e a caixa de leitura compartilhada.

Propósito

De acordo com a professora Silvana, o principal objetivo do projeto é fomentar o gosto pela leitura entre os alunos, além de estimular a imaginação e ampliar o conhecimento linguístico e cultural.

Nesta semana, aconteceu a etapa de adoção para leitura. Nessa fase, cada aluno do quinto ano organiza um ambiente atrativo e acolhedor para a leitura e adota um aluno das turmas do jardim, promovendo um momento de contação de histórias.

A professora Silvana Franco, responsável pela iniciativa explica: “estamos desenvolvendo um projeto de leitura chamado Viajando no Mundo da Imaginação. O nosso projeto acontece durante o ano todo, em várias etapas, leituras individuais, coletivas, diário do leitor, caixa de livros compartilhada, entre outros. Na segunda-feira, e na quarta-feira, aconteceu a adoção para leitura, onde os alunos dos quintos anos organizaram um ambiente aconchegante, estimulante e atrativo, um cantinho da leitura, e adotarão um aluno das turmas dos jardins, para um momento de contação de histórias”.

Além disso, a professora afirma que as crianças usaram livros com histórias infantis clássicas, já pré-escolhidos e lidos. “Foi um momento mágico, onde os alunos do jardim puderam viajar no mundo da imaginação. O objetivo do projeto é desenvolver o gosto pela leitura, além de estimular a imaginação, ampliar o conhecimento linguístico e cultural”, afirma.

Etapas

Segundo Silvana na etapa anterior, os alunos produziram o diário do leitor, onde os estudantes escolheram o livro, fizeram a leitura e produziram um texto, relatando a experiência. “A troca desses livros é semanal”, assegura.

E o próximo passo será um convite para os avós dos alunos irem até a escola para contar histórias. “Os alunos serão ouvintes. Serão convidados avós para visitarem a escola, e organizaremos um ambiente, onde estes avós contarão histórias de sua infância e respondendo perguntas”, finaliza.