Laranjeiras: presépio da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, um deleite para os olhos

Com direito a um rio e diversos personagens, o presépio é montado por voluntários a mais de 18 anos

A tradição de montar um presépio durante as festividades natalinas remonta a história mais famosa do mundo, o nascimento de Jesus Cristo. A tradição diz que na cidade de Nazaré, a jovem Maria foi escolhida para ser mãe do filho de Deus. Após se casar com o carpinteiro José, eles viajaram até Belém para participar do Recenseamento, uma espécie de Censo da época.

Ao chegar na cidade, depois de uma longa viagem a cavalo, já não haviam mais quartos em nenhuma hospedaria para abrigar o casal, que decidiu repousar na estrebaria, e foi ali mesmo, diante de alguns animais, que nasceu Jesus, dando início ao costume natalino, representado até hoje após milhares de anos.

Se você faz parte dos apaixonados por presépios natalinos, Laranjeiras conta com um que pode te surpreender!

O presépio do Cristo Rei

Na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Cristo Rei, está montado, desde 26 de novembro, o presépio natalino, realizado desde os anos 2000 por ações voluntárias de membros da comunidade.

No início, como relata a voluntária Clarice Herold, a decoração era organizada por jovens da igreja. “Quem montava o presépio eram alguns adolescentes que participavam da comunidade. Certo dia eu estava lá, olhei para a decoração e faltava vida. O Natal é a data para acolher Jesus com muito amor e fazer bonito para ele. Ele é o Príncipe da Paz, e está na nascendo em nossas vidas e nas famílias. Depois desse dia conversei com minha amiga Neuza Mileski e decidimos que montaríamos o presépio do ano seguinte”, explica Clarice.

Carmen de Oliveira, e Clarice Herold voluntárias na organização do presépio

No início, o processo de montagem era diferente. “Naquela época era mais sofrido, a árvore era um pinheiro de verdade, pois ainda era permitido a retirada deles. Existiam artefatos que eram muito velhos, alguns estavam quebrados, então fizemos ações para comprar novas peças. Realizamos pasteladas e promoções, e com a arrecadação do dinheiro compramos novas decorações. Para nós é motivo de alegria montar o presépio, sempre que chega fim do ano é aquela festa”, finaliza Clarice.

A homenagem à Cristo encanta com os diversos personagens, entre os mais comuns, a Família de Nazaré, os três reis magos e os animais que testemunharam o nascimento; até um pequeno rio se destaca na decoração iluminada.

Tradição

Outra voluntária, Carmen de Oliveira, auxilia na organização do presépio há 15 nos. “Por iniciativa própria comecei a ajudar na decoração. Conforme o tempo passava nós falávamos, ‘vamos fazer melhor, melhorar nisso e naquilo’. Então a cada ano estamos acrescentando coisas e deixando o presépio mais bonito para a comunidade”.

“O presépio já é conhecido na comunidade. Se algum dia não pudermos mais fazer esse trabalho, esperamos que pessoas de bom coração continuem essa linda tradição. O presépio deve continuar porque é lindo, é natural, Jesus nasceu em meio à natureza, esta é uma representação viva do amor por Ele”, finaliza Carmen.

Para aqueles que desejam conhecer o presépio da Igreja, ele ficará montado até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Endereço: rua das Guajuviras, nº 329, bairro Cristo Rei, próximo a confeitaria Filhas de Tereza.