Laranjeiras: Uffs terá semana agitada com eventos acadêmicos

1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (GPDR) e V Jornada de Pedagogia estão na programação

A Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs) de Laranjeiras do Sul está com programação acadêmica cheia para a semana de 7 à 11 de novembro. Nos dias 8 e 9 acontecerá o 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (GPDR). E durante toda a semana haverá a V Jornada de Pedagogia.

Com o objetivo de compartilhar os objetivos e linhas de pesquisa do grupo, o seminário também vai expor e debater as teses defendidas recentemente pelos seus membros, discutindo problemáticas centrais unidas com o desenvolvimento nacional e regional do Brasil.

O evento vai acontecer de forma híbrida: presencialmente, no auditório do Bloco A e remotamente via Webex.

Programação do 1º Seminário do GPDR

8 de novembro

19h15 às 22h20

• Palestra de abertura: Os vínculos entre o sistema econômico nacional e o desenvolvimento regional. Professor Plínio de Arruda Sampaio Jr. (Unicamp).

• Apresentação da tese: “A internacionalização produtiva e a regressão estrutural do México na Divisão Internacional do Trabalho, 1995-2019”. Professora Marisela García Hernández (Uffs). Debatedor: professor Plínio de Arruda Sampaio Jr. (Unicamp). Mediadora: professora Janete Stoffel (Uffs).

9 de novembro

14h às 17h30

• Apresentação da tese: “Terra, trabalho e resistência na fronteira agrária: história dos “povoadores pobres” em Guarapuava (Século 19)”. Professor Fabio Pontarolo (Uffs). Debatedor: professor Paulo José Koling (Unioeste). Mediador: professor Fábio Luiz Zeneratti (Uffs).

• Apresentação da tese: “O direito próprio da organização social indígena”. Professora Nádia Teresinha da Mota Franco (Uffs). Debatedor: Carlos Frederico Marés (PUC-PR). Mediador: professor Fábio Luiz Zeneratti (Uffs).

19h15 às 22h20

• Palestra de encerramento: Atualidade e perspectivas do Desenvolvimento Regional. Professor Fernando Cézar de Macedo Mota (Unicamp).

• Apresentação da tese: “O MST e a participação política dos camponeses sem terra: o caso do acampamento herdeiros da terra de Primeiro de Maio em Rio Bonito do Iguaçu/PR”. Professor Elemar Cezimbra (Uffs). Debatedor: professor Fábio Luiz Zeneratti (Uffs). Mediadora: professora Janete Stoffel (Uffs).

Inscrição

O evento será gratuito e aberto ao público, acadêmicos, professores, técnicos e comunidade regional. Ao término do seminário será entregue uma certificação com carga horária total de 14 horas.

A inscrição pode ser feita presencialmente, no dia e local do evento, ou pelo QR Code ao lado.

V Jornada de Pedagogia

Na mesma semana, de 7 à 11 de novembro, o curso de Pedagogia realizará a V Jornada de Pedagogia, com o tema ‘Desafios para a formação de professores em tempos de negação da ciência’.

O intuito do evento é fortalecer a defesa de uma formação de professores pautada na ciência e comprometida com a transformação da realidade. A programação conta com palestras, debates, apresentações culturais e de trabalhos científicos.

A Jornada será aberta para a comunidade acadêmica e regional. Para participar como ouvinte é necessário fazer a inscrição até o dia 6, por meio de um formulário.

Como inscrever os trabalhos

Os trabalhos serão avaliados nas modalidades: pesquisa com resultados e conclusões; relato de experiência ou projeto de pesquisa.

O encaminhamento dos trabalhos deve ser feito pelo e-mail nair.azevedo@uffs.edu.br, até o dia 4. Aqueles que forem aceitos serão apresentados no dia 9, a partir das 19h30, em locais que ainda serão confirmados pela universidade.