Laranjeirense é convocado para representar o Brasil no Mundial de Futebol de Salão

André Smak, de 19 anos, conversou com o Correio do Povo sobre sua trajetória até agora. “Este não é apenas o resultado do meu trabalho, há muito mais por trás disso. É uma felicidade imensa vestir a amarelinha e representar nosso país”, afirma

Na última semana, o esporte de Laranjeiras do Sul celebrou o resultado do seu trabalho de base. O jogador André Smak, de 19 anos, atualmente integrante da Associação Beltrãozinho de Futsal (ABF) de Francisco Beltrão, foi convocado pela Confederação de Futebol de Salão do Brasil.
O ala esquerda vestirá a camisa amarela e representará o país no Mundial de Futebol de Salão C20 2023, na Argentina, organizado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa).

Trajetória

Iniciando a carreira de jogador aos cinco anos na Escolinha Scheis FC, do vereador Rodrigo Scheis, André conta que as oportunidades profissionais apareceram somente mais tarde. “Aos 15 anos, decidi fazer um teste em Marechal Cândido Rondon para ingressar na base da Copagril. Fui aprovado e passei a morar lá até completar 17 anos. Nesta equipe, conquistamos alguns títulos regionais”, diz o atleta.

Após a passagem pela equipe do oeste do estado, André recebeu o convite do time de Coronel Vivida para participar da ‘Taça Brasil’ em Recife. “Neste campeonato, ficamos vice-campeões e daí adiante, segui atuando por Coronel. Entre as grandes partidas, enfrentei a Associação Beltrãozinho de Fustal, e neste jogo fui notado pelo treinador, que logo me fez uma proposta, que agradou a mim e minha família e assim estamos unidos até hoje”, destaca André.

Convocação

Ao ser convocado pela Confederação, o atleta expressa a felicidade e compartilha as expectativas para a competição. “É uma imensa alegria para mim, para minha família e para todos que me acompanham. Não é apenas o resultado do meu trabalho, há muito mais por trás disso. É a felicidade de poder vestir a amarelinha, tal qual a realização de um sonho de infância. Quem me viu crescendo pelas quadras de Laranjeiras, sabe onde quero chegar e com muito trabalho, representarei o Brasil em setembro”, relata André.

O ala explica que no próximo mês começam os treinamentos em Foz do Iguaçu, e durante um mês, a equipe se dedicará ao campeonato. “Teremos a oportunidade de ajustar o time e claro, nos conhecermos e nos adaptarmos como equipe. É só o primeiro passo de uma enorme e tão significante história, agora, representando o país”, disse.

“Essa convocação é o reconhecimento de todo o esforço que fiz, de todos os treinos e dias em que cheguei cansado em casa. É uma recompensa pelo trabalho realizado. Será uma vivência completamente diferente. Vestirei a camisa do meu país, com todos os olhos voltados para mim, torcendo por mim. Com certeza, será uma experiência enriquecedora. Levarei aprendizados valiosos”, concluiu André.