Matrículas municipais e estaduais já têm data definida

Com cronograma definido, SEED-PR e Laranjeiras do Sul oferecem o serviço nas modalidades online e presencial, respectivamente. Não deixe para última hora

A Secretaria da Educação do Paraná (SEED-PR) e a secretaria de Educação de Laranjeiras do Sul divulgaram os cronogramas de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025. Com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino e evitar conflitos de datas, os processos foram organizados com períodos específicos para cada etapa e modalidade de ensino nas redes estadual e municipal.

Rede estadual
O processo de rematrícula para alunos da rede estadual que permanecerão na mesma escola iniciou no dia 4 de novembro, e segue até o dia 12. Já as matrículas para novos alunos, incluindo aqueles que vêm de escolas privadas, federais, de outros estados ou que estão retomando os estudos, ocorrerão entre 13 e 29 de novembro. Todo o procedimento será feito pela Área do Aluno, no site da SEED-PR.Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, a expectativa é que aproximadamente 1 milhão de alunos realizem a matrícula ou rematrícula este ano. “A ampliação do uso da Área do Aluno para matrícula e rematrícula representa um avanço significativo na governança educacional do Paraná, pois simplifica o processo e melhora a gestão de vagas”, afirma o secretário, destacando que o sistema digital otimiza o planejamento das instituições e oferece mais praticidade para as famílias.

Procedimentos e documentação
Para a rematrícula, destinada aos alunos que cursarão o 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou o 2º e 3º anos do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante, os responsáveis devem confirmar a vaga na escola atual ou indicar até três instituições de preferência. Caso a alocação nas escolas indicadas não seja possível, o aluno manterá sua vaga na escola de origem. Em dezembro, os responsáveis receberão um e-mail confirmando a instituição onde a matrícula foi efetivada. As matrículas iniciais para as séries de entrada (6º ano do Fundamental e 1ª série do Médio) e para novos alunos também serão realizadas online. Os estudantes que não têm cadastro no Sistema Estadual de Registros Escolares devem criar um perfil na Área do Aluno e aguardar 48 horas pela conclusão do Cadastro Geral de Matrícula (CGM), podendo posteriormente indicar até três instituições de preferência. Documentos como Certidão de Nascimento, RG e CPF do estudante, além de comprovante de vacinação, são exigidos. A entrega pode ser feita digitalmente ou presencialmente até o início do ano letivo, em 5 de fevereiro de 2025.

Laranjeiras do Sul
A secretaria de Educação também anunciou o cronograma para as matrículas e rematrículas nas escolas e CMEIs da Rede Municipal. O processo será realizado em datas específicas para cada etapa, a fim de organizar o atendimento.

  • Divulgação: de 4 a 22 de novembro, em escolas e CMEIs, além de meios de comunicação.
  • Rematrículas: de 25 a 29 de novembro, para alunos que permanecerão na mesma instituição, com datas segmentadas por ano escolar:
    • 25/11: 1º ano do Ensino Fundamental e Berçário 2
    • 26/11: 2º ano do Ensino Fundamental e Maternal 1
    • 27/11: 3º ano do Ensino Fundamental e Maternal 2
    • 28/11: 4º ano do Ensino Fundamental e Infantil 4
    • 29/11: 5º ano do Ensino Fundamental, Infantil 5 e Classe Especial
  • Matrículas para Novos Alunos: de 25 de novembro a 6 de dezembro, com dias específicos conforme a série:
    • 02/12: Berçário 1 e Infantil 4
    • 03/12: Berçário 2 e Infantil 5
    • 04/12: Maternal 1 e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
    • 05/12: Maternal 2 e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
    • 06/12: Classe Especial
  • Transferências: a partir de 5 de fevereiro de 2025, de acordo com a disponibilidade de vagas nas unidades desejadas.

Para a Educação Infantil, será respeitada a idade de corte estabelecida em 31 de março, conforme legislação vigente (Lei 18.492/2015, Resolução 07/2010 e Parecer CNE/CEB nº 02/2018). A Secretaria Municipal orienta os responsáveis a consultarem o cronograma diretamente nas escolas ou CMEIs e lembra que as datas da rede municipal não coincidem com as da rede estadual, que adota um sistema online de matrícula.

A organização antecipada dos cronogramas pela SEED-PR e pela Secretaria Municipal de Laranjeiras do Sul visa facilitar o planejamento das famílias e garantir que o processo de matrícula e rematrícula ocorra de forma tranquila e eficiente para o ano letivo de 2025.