“Nossa meta é ampliar a estrutura e melhorar os equipamentos”, diz capitão do Corpo de Bombeiros
Na última segunda-feira (16), a equipe da CB participou da 33ª sessão da câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul e apresentou os planos futuros da equipe
Na última segunda-feira (17), foi realizada a 33ª sessão ordinária da câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul. No encontro, quatro novos projetos entraram na Casa de Leis, entre eles, de emenda ao projeto 026/2023 que autoriza o executivo a contratar operação de crédito. Além disso, representantes do Corpo de Bombeiros, junto do capitão do Quadro de Oficiais Policiais Militares, Joel da Silva Luiz, apresentaram o trabalho e as novidades em equipamentos e aumento de efetivos do grupo aos vereadores.
Passo a passo
Foi dada entrada na emenda, proposta pelo vereador Celso Azevedo (Pode), baixado às comissões, que solicitaram do presidente Carlos Alberto Machado, Magrão (Patriota) para as apresentações dos referidos pareceres ainda na mesma sessão. A Comissão de Constituição e Justiça opinou pela aprovação da emenda e a maioria dos membros da Comissão de Finanças opinaram contra.
Para dar agilidade nos processos, o presidente da câmara o convocou uma sessão extraordinária, para hoje (18), às 18 horas. Primeiramente, será discutida e votada a emenda e depois, os vereadores explanam e definem o projeto 026/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A., até o valor de R$ 20 milhões.
Corpo de Bombeiros
Durante a sessão, o capitão do Quadro de Oficiais Policiais Militares, Joel da Silva Luiz Filho, Comandante do 2° Subgrupamento de Bombeiros do 12° Grupamento de Bombeiros, apresentou a atuação e estrutura do Corpo de Bombeiros da cidade. Ele destacou que está no município desde março e desde então o CB tem passado por algumas reestruturações, com novos equipamentos essenciais para o trabalho dos bombeiros, novas viaturas com um quadro de colaboradores também maior. Ele ressalta também a integração com a comunidade laranjeirense.
Segundo ele, o Corpo de Bombeiros atua em Laranjeiras desde 2007, foi militarizado em 2014 e desde a época a estrutura é a mesma. “Entre as metas está a ampliação das edificações, melhoria de equipamentos, melhor conforto aos bombeiros e principalmente a integração com a população. Porque a população é o sentido do nosso trabalho”, enfatiza o capitão.
O capitão exalta também que o efetivo de bombeiros aumentou podendo ampliar o atendimento à população. “Conseguimos com a última escola de formação trazer mais bombeiros militares para atuarem aqui. Tivemos investimentos do comando do Corpo de Bombeiros e estamos trabalhando pra que mais recursos sejam destinados, um conjunto para que possamos cada vez mais prestar um atendimento mais ágil a toda a população” completa.
“Temos que mostrar à população nosso trabalho e os atendimentos. As portas estão sempre abertas e sempre elevaremos esses valores para todos, com o apoio da câmara de Vereadores e a prefeitura, que são nossos principais parceiros”, finaliza Joel.
Novos projetos
Para encerrar o encontro na câmara, três projetos deram entrada no plenário municipal.
– 026/2023 de autoria dos vereadores Valeide Scarpari e Magrão, que dispõe sobre a isenção da taxa de inscrição para concursos públicos municipais ou processos seletivos;
– 027/2023 de autoria do Poder Executivo que autoriza o Poder Executivo Municipal a outorgar concessão da prestação dos serviços públicos de coleta e destinação final de resíduos sólidos e dá outras providências;
– 029/2023 de autoria do Poder Executivo que autoriza o município a receber área de terras em doação, com encargos, para abertura de via pública e execução de obras de infraestrutura de interesse municipal.