NRE de Laranjeiras terá 16 vagas para o programa Ganhando o Mundo

“A experiência pode transformar a vida dos alunos para sempre, quando voltam, eles comparam as culturas e veem o quão riquíssimo é o nosso país”, destaca Simone, responsável pelo programa. Na foto, ela com a chefe do Núcleo, Adriane Schio

O Programa ‘Ganhando o Mundo’ é uma iniciativa do governo do Estado do Paraná que visa oferecer oportunidades de intercâmbio para mil alunos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é proporcionar a esses jovens a oportunidade de aprimorar o aprendizado da língua inglesa, além de adquirir novos conhecimentos e experiências em outros países.

Requisitos

Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação, Adriane Schio de Almeida, o NRE tem 16 vagas para o programa, sendo uma por município da região, além de mais 6 vagas disponíveis.

Para ser elegível ao programa, os alunos devem estar regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino, ter cursado do sexto ao nono ano na rede pública, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos de idade, apresentar média de sete ou superior em todas as disciplinas e ter frequência superior a 85%.

Em 2023, o estudante deverá estar regularmente matriculado no primeiro ano do ensino médio. Os interessados devem fazer a inscrição até 31 de maio.

Estadia no exterior

De acordo com Adriane, os alunos selecionados terão a oportunidade de ficar hospedados na casa de uma família que já se inscreveu para receber os estudantes, que são selecionadas de acordo com critérios específicos para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos.

O programa envia alunos para cinco países: Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos e Austrália. “Durante os seis meses de intercâmbio, os alunos recebem uma bolsa mensal que cobre todas as despesas, incluindo alimentação e estadia, além de um valor extra para seus gastos pessoais, como passeios culturais”, explica Adriane. O Estado acompanha todo o processo, desde o embarque no avião até o retorno do aluno.

Experiencia única

Segundo Simone Gomes, responsável técnica do programa ‘Ganhando o Mundo’, o objetivo principal do intercâmbio é que o aluno adquira maturidade e uma visão ampliada do mundo. “A experiência pode transformar a vida dos alunos para sempre, quando voltam, eles comparam as culturas e veem o quão riquíssimo é o nosso país”, destaca Simone.

Para os pais que têm dúvidas sobre a experiência, Simone enfatiza que este é um investimento muito grande na educação dos seus filhos. “Além de se tornarem exemplos para outros alunos, a comunidade também se beneficia do desenvolvimento desses jovens como cidadãos mais capacitados e preparados para enfrentar os desafios da vida”, conclui Simone Gomes.