Peça teatral ‘Flamenco para todos’ é hoje no Cine Teatro Iguassu
Com acessibilidade em LIBRAS, o espetáculo gratuito proporcionará uma experiência imersiva na cultura do flamenco
Com o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, Laranjeiras do Sul sediará um encontro para celebrar a cultura espanhola.
O evento ocorrerá hoje (20), a partir das 19h30, no Cine Teatro Iguassu.
Sob a direção de Sandro Tueros, o espetáculo gratuito intitulado ‘Flamenco Para Todos’ apresentará uma fusão harmoniosa de poesia, música e dança flamenca, reunindo poemas do renomado escritor espanhol Frederico García Lorca.
A partir das obras ‘El Romancero Gitano’ e ‘Poemas Del Cante Jondo’ de Frederico Garcia Lorca, os poemas românticos serão interpretados originalmente em espanhol e legendados em português, levando o público a uma viagem sensorial pelos sotaques, tradição, música e a sensualidade da dança flamenca.
Poemas como ‘La Guitarra’, ‘El Silencio’, ‘Encuentro’ e ‘La Casada Infiel’ aproximarão o público da rica cultura literária espanhola de Lorca.
Oficina
Uma oficina gratuita, intitulada ‘Cruzamentos entre o Flamengo e Garcia Lorca: contribuições para a liturgia’, também será oferecida.
A oficina busca explorar a relação histórica entre o flamenco e a influência do poeta e dramaturgo Frederico García Lorca, tanto no teatro quanto na literatura.
Destinada a professores, estudantes e ao público em geral, a oficina ocorrerá às 14h30, no Centro da Juventude, e será um híbrido entre teoria e prática, demonstrando a contribuição do flamenco e a disseminação da cultura espanhola pelo mundo, além de proporcionar uma compreensão das características identitárias da música latina.
Será ministrada pela dançarina e pesquisadora da cultura flamenca Tânia Moura, e pelo músico flamenco Alexandre Brown Palma, mestre em musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
‘Flamenco Para Todos’ é um projeto realizado com o incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/PROFICE, pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, e conta com o apoio da Companhia Paranaense de Energia COPEL. Além de Laranjeiras do Sul, a peça será apresentada em outras 11 cidades do Paraná.