“Nós nunca estivemos de braços cruzados para proteger nossos mais de quatro mil alunos. Mas esses lamentáveis episódios nos deixam ainda mais vigilantes”, afirma Berto Silva
O prefeito de Laranjeiras, Berto Silva, realizou na terça-feira (11) duas importantes reuniões para discutir a segurança nas escolas municipais. O tema tem preocupado os brasileiros, devido a recentes episódios violentos. Pela manhã, o prefeito se reuniu com o comando do 16º Batalhão da Polícia Militar do Paraná e o delegado da Polícia Civil, Dr. Marcelo Trevizan. À tarde, o encontro foi com a direção das escolas e CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil).
Em pronunciamento nas redes sociais, Berto Silva tranquilizou os pais, afirmando que não há razões para pânico. Segundo ele, todas as escolas e creches municipais são monitoradas em tempo real por câmeras, por meio de um moderno sistema integrado com as Polícias Militar e Civil. “Nós nunca estivemos de braços cruzados para proteger nossos mais de 4 mil alunos da rede municipal. Mas esses lamentáveis episódios nos deixam ainda mais vigilantes. Algumas medidas já estão sendo tomadas”, afirmou o prefeito.
Patrulha Escolar
Durante a reunião com o comando da Polícia Militar e o delegado da Polícia Civil, ficou acordado que haverá uma intensificação no trabalho da Patrulha Escolar, além de outras medidas. Por outro lado, a prefeitura vai criar uma patrulha municipal, que fará rondas permanentes em todas as escolas e CMEIS, mantendo-se conectada com a direção das instituições e zelando pelos mais diferentes aspectos de segurança.
Inspetor Escolar
Outra medida anunciada por Berto Silva, foi a criação do cargo de inspetor escolar no próximo concurso público. O profissional será treinado para lidar com questões de segurança, e cada escola terá seu próprio inspetor. “Ele vai viver a escola em sua plenitude e terá condições, diante disso, de resolver qualquer anormalidade que por ventura venha a ocorrer”, disse o prefeito.
O prefeito também determinou à Secretaria de Obras e Urbanismo uma ação imediata para mitigar possíveis pontos de fragilidade nos muros e portões de todas as escolas. “Nenhum lugar do mundo está 100% protegido dos perigos. O que posso garantir é que as escolas de Laranjeiras do Sul estão muito longe de serem lugares vulneráveis, e que os senhores podem e devem mandar seus filhos para aula regularmente, sem se deixar levar pelo sensacionalismo que estão fazendo, nem tão pouco pelas fake news que estão produzindo”, conclui Berto Silva.