Prefeitura de Laranjeiras promove 1ª Conferência de Cultura e discute políticas de fortalecimento

“Continuamos dedicados incansavelmente para que nossa cultura incorpore de maneira cada vez mais sólida os valores de ‘Democracia e Direito à Cultura’, como proposto no tema da 4ª Conferência Nacional”, diz a diretora da Cultura, Luiza Prziwitowski

Nesta terça-feira (24), no Clube Rancho Alegre, a prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, realizou a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura do município. Participaram do evento, membros da sociedade civil, conselheiros de cultura, produtores de arte, trabalhadores da cultura, e representantes de entidades e coletivos do setor cultural de Laranjeiras, Nova Laranjeiras, Virmond, Cantagalo, Foz do Jordão, Rio Bonito do Iguaçu e Candói.

Importância

Conforme a diretora da Cultura, Luiza Prziwitowski, a reunião do Polo 5, teve como principal objetivo debater os seis eixos temáticos, para elaboração de propostas no âmbito municipal, estadual e federal, como prioridades para os municípios na área cultural, alinhados à 4ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, em Foz do Iguaçu. “Avaliamos a 1ª conferencia Intermunicipal como uma conquista para nós e os municípios presentes. Com base nos eixos, foram formados grupos de trabalho, que teve presença de segmentos culturais, conselheiros, gestores culturais e sociedade civil em geral”, destaca Luiza.

“Em cada grupo, foram formadas duas propostas municipais e duas estaduais, que no total são 12 municipais e 12 estaduais, serão encaminhadas à secretaria do Estado, e serão apresentadas na 4ª Conferencia Estadual de Cultura. Lá serão debatidas entre as 399 cidades do Paraná as propostas para aprovação na 4ª Conferência Nacional que acontece em março de 2024”, destaca a diretora.

Conforme ela, também foram eleitos delegados, que representarão os municípios presentes nessa conferencia intermunicipal que aconteceu em Laranjeiras do Sul. “Seguimos trabalhando incansavelmente para que, cada vez mais, nossa cultura seja realmente de ‘Democracia e Direito à Cultura’, como é o tema da 4ª Conferência Nacional. Agradeço a todos os que se fizeram presentes na 1ª Conferencia Intermunicipal, a participação foi muito importante para darmos passos maiores, como o prefeito Berto Silva, o vice Valdemir Scarpari e à secretária de Educação, Cultura, Turismo, Inovação e Tecnologia, Maria Luiza que nos apoia e nos dá todo o suporte que é preciso para seguirmos em frente fortalecendo nossa cultura”, finaliza Luiza.

Eixos discutidos

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Conferência estadual

A Secretaria de Estado da Cultura vai realizar, nos dias 4 e 5 de dezembro, em Foz do Iguaçu, a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento reunirá delegados natos e delegados eleitos pelos municípios paranaenses para revisar o Plano Estadual de Cultura (PEC-PR) e debater os eixos temáticos e setoriais.

As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização. O objetivo deste encontro é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.