Prefeitura disponibiliza novo ônibus com acessibilidade para a Apae
Transporte da frota municipal foi cedido para uso diário. Motorista da instituição há 10 anos, Marcio Becker, relata a importância da elevação especial para os cadeirantes “os mantém na mesma posição e condição dos demais alunos”
Na última quarta-feira (08), o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, entregou para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, um novo ônibus adaptado para cadeirante, e acessível para o transporte dos estudantes com deficiência. O investimento foi de R$ 460 mil, para que esse veículo atenda as necessidades dos estudantes da instituição.
Ônibus equipado
O prefeito, em publicação oficial, afirmou que este veículo vai substituir um modelo mais antigo, que já não atendia às necessidades da instituição. “O veículo é dotado de ar-condicionado e acessibilidade, tudo para o máximo conforto dos alunos”.
A diretora da Apae de Laranjeiras, Margarete Franco, fala sobre a importância de receber um veículo equipado para uso dos alunos. “A prefeitura realiza 100% do transporte e toda a frota pertence ao município. No entanto, um veículo antigo foi retirado de circulação e substituído por este novo. Este veículo foi adaptado para cadeirantes e é acessível para o transporte de estudantes com deficiência. Embora não seja o ideal, representa a solução atual. É mais seguro e conta com tecnologia avançada”, concluiu a diretora.
Aspectos técnicos
Para melhores detalhes sobre o ônibus, o motorista da Apae de Laranjeiras, Marcio Becker, explica que é uma conquista há muito tempo almejada, tanto pela instituição como pelos pais. “Creio que o anseio de todo pai é pela segurança no transporte de seus filhos. A questão de um ônibus novo não se resume apenas ao fato de ser novo, mas também à sua tecnologia mais avançada e recursos mais efetivos, principalmente no aspecto da segurança. Além disso, podemos destacar o conforto e a praticidade no manuseio em relação aos cadeirantes, entre outros aspectos, como os bancos e cintos adaptáveis, e toda a segurança tecnológica que o ônibus oferece. Isso nos permite avançar no aspecto da qualidade através do serviço que a empresa vem exercendo há tanto tempo”.
Adaptação
Além disso, Marcio relata que o ônibus possui plataforma de elevação especial para cadeirantes. “Em relação aos outros aspectos, são mais técnicos. Vale ressaltar que este ônibus está equipado com uma plataforma de elevação que mantém o cadeirante na mesma posição e condição dos demais alunos. Durante o transporte, o cadeirante não permanece sentado em sua cadeira, mas sim em um banco apropriado, assegurando assim uma visão uniforme para todos os passageiros. Dessa forma, avançamos nesse aspecto também, o que é bastante positivo.”
Marcio destaca ainda que, nos dez anos de dedicação à Apae, possui o desejo de sempre aprimorar seu trabalho. “Estou comprometido em avançar na busca constante pela melhoria do trabalho e sua qualidade. Além disso, valorizo a utilização dos recursos inovadores a nosso favor e reconheço a importância do cuidado e da segurança. Quanto mais dispositivos de segurança e conforto disponíveis, mais satisfação encontramos em nossas tarefas diárias. Trabalhar na Apae é uma fonte de prazer para todos nós colaboradores, e acredito que essa abordagem só enriquece nossa missão”.
O motorista enfatiza que além dele, outros motoristas trabalham com o transporte dos estudantes. “Ressalto a importância da colaboração entre os quatro motoristas disponibilizados pela Secretaria de Transporte e Educação, inclusive eu. Em conjunto, podemos alcançar melhorias contínuas, um compromisso mútuo entre as Secretarias de Transporte, sob a liderança do Sr. Valter Cezar Rech, e de Educação, sob a liderança da Sra. Maria Luiza Simões, em parceria com a Apae”, concluiu.