Professora e alunos realizam iniciativa de arrecadação de donativos
O projeto foi desenvolvido pela professora Claudete Kuhn, na trilha de aprendizagem de geopolítica. A instituição beneficiada foi a Casa Lar ‘Senhor Criador’, de Laranjeiras do Sul
Na última sexta feira, (10) os alunos do 3ºano ‘A’, turno da manhã, do Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck, realizaram a entrega da campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza para a Instituição Casa Lar ‘Senhor Criador’ aqui de Laranjeiras do Sul. Este projeto foi desenvolvido pela professora Claudete Kuhn, na trilha de aprendizagem de geopolítica. Ao longo do 1º trimestre os alunos realizaram discussões sobre globalização, meio ambiente e sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Objetivo
A disciplina trouxe como proposta elaborar uma produção pedagógica que se trata de um dos 17 ODS propostos pela ONU e que esta, atingisse a comunidade local. Assim foi escolhido o objetivo número dois, (Erradicar a Fome) que possui várias metas que devem ser cumpridas até 2030. Desse modo surgiu a ideia de realizar uma campanha de arrecadação de alimentos e ajudar alguma instituição da cidade.
A professora fala sobre a escolha do local a ser beneficiado. “Escolhemos a Casa Lar que presta serviço de atendimento e acolhimento institucional para pessoas com deficiência”.
A instituição, foi fundada em 04 de abril de 1998, como uma necessidade de acolhimento e medida de proteção para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla que se encontram com seus vínculos rompidos ou fragilizados, que não dispõem de condições de auto sustentabilidade ou retaguarda familiar temporária ou permanente para garantir proteção integral a esse público. Essa instituição tem como mantenedora a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Laranjeiras do Sul.
Nova Laranjeiras: CRAS promove educação sobre o corpo e entrega kits de higiene íntima para meninas…
Visita
Durante o projeto os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a instituição por meio de uma visita, na qual a Assistente Social, Simone Maria Ribeiro, deu apoio e explicou todo o funcionamento e como ocorre o atendimento às pessoas que vivem na instituição. Como parte da campanha, além de mobilizar os estudantes e a equipe da escola na campanha, também realizaram pontos de coletas nos supermercados Redecon, Hamud, No Ponto e Rede Lar.
“O resultado foi muito positivo e a arrecadação foi bem significativa. Eu e os estudantes do 3º ano, agradecemos a todos pela colaboração, aos supermercados que abriram as portas para realização da campanha, aos clientes e a todos que de alguma maneira contribuíram para a efetivação do projeto. Foi uma experiência única e gratificante”, afirma Claudete.