Programa ‘Olho Vivo’ da prefeitura de Laranjeiras entrega óculos para mais 40 pacientes

Desde o início já foram entregues mais de mil óculos; a seleção ocorre mensalmente e é feita pela assistente social da secretaria de Saúde

Nesta sexta-feira (09), mais 40 pessoas foram beneficiadas com a entrega de óculos pelo programa ‘Olho Vivo’. O ato foi realizado no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) contou com a presença do prefeito Berto Silva, do vice-prefeito, Valdemir Scarpari, do Secretário de saúde, Valdecir Valicki e dos vereadores Tarso Campigotto, Ivaldonir Panatto (Bronca) e Valeide Scarpari, além de profissionais da secretaria de Saúde.

O objetivo principal do programa é melhorar a qualidade de vida por meio de cuidados com a saúde. Desenvolvido pela prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da secretaria de Saúde, o projeto consiste em entregar gratuitamente, óculos para pessoas carentes do município.

O programa

O programa iniciou na gestão de Berto Silva em 2008, onde o secretário de Saúde era Valdemir Scarpari, que hoje é seu vice. O projeto foi retomado em 2017 e já foram entregues aproximadamente mil óculos. “É um programa espetacular, fiquei por quase 20 anos na secretaria de Saúde é gratificante poder oferecer isso para a população”, relata Scarpari.

A iniciativa é responsável por oferecer à população maior qualidade no tratamento de causas oftalmológicas. O projeto foi implementado para atender as crianças nas salas de aula, que tinham problemas de visão e não tinham condições financeiras para comprar seus óculos hoje é ampliado para toda a população.

De acordo com o vice-prefeito, os pacientes passam por consulta com um médico oftalmologista. Com a receita das lentes em mãos, comparecerem até a secretaria de Saúde onde são atendidos por uma Assistente Social, para comprovação de alguns requisitos.

“Conseguimos abranger um grande público por meio deste programa. Não adianta a secretária de Saúde disponibilizar uma consulta se a pessoa não tem condição de comprar os óculos, pois não seria efetivo. Famílias de baixa renda, idosos, crianças, pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade social são beneficiadas e recebem de forma gratuita os óculos”, explicou Scarpari.

Seleção

A seleção ocorre mensalmente, é feita pela assistente social da secretaria de Saúde, Zilda Guerra. Pelo programa, são oferecidas as armações e lentes, com modelos variados, resistentes, modernos e atualizados. “Depois da entrega da receita e documentos pessoais, é realizado o protocolo de solicitação que após um número expressivo é agendado uma avaliação, onde o paciente vê qual armação irá se adaptar, depois disso é feita a confecção dos óculos e depois a entrega coletiva”, explica Zilda.

Cadastro

Para participar do programa municipal é necessário ter o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à residência, solicitar uma consulta com um oftalmologista da rede pública de saúde e possuir a receita médica. Posteriormente o paciente deverá comparecer à secretaria de Saúde portando a receita médica, documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência.