Projeto de Extensão: estudantes de Ciências Biológicas da UFFS realizam atividades em colégios de Laranjeiras
As atividades envolveram estudantes dos colégios José Marcondes Sobrinho e Gildo Aluísio Schuck
Na última semana, dois grupos de estudantes do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, realizaram atividades de extensão envolvendo alunos do ensino médio de dois colégios do município.
A Arte de Passarinhar
As acadêmicas Valéria Garcia e Biany Mulinetti desenvolveram uma atividade prática no Lago II, com os alunos do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, denominada “A Arte de Passarinhar”, produzindo panfletos com fotografias das aves avistadas no local e falando sobre a anatomia e suas curiosidades.
Segundo elas, o lago é um local que contém grande diversidade e de fácil visão de espécies durante a atividade. “Após o retorno ao colégio, os alunos realizaram uma ilustração com as principais caracteristicas da ave que mais lhe chamou atenção, além de anotar o nome popular e científico da espécie”.
Conforme elas, essa interação entre a universidade e comunidade escolar é de extrema importância para a construção do conhecimento.
Gravidez na adolescência, como prevenir?
As acadêmicas Maria Luiza Reviliau e Tainara Costa Quirino realizaram a atividade de nome “Gravidez na Adolescência, Como Prevenir?”, com a turma do 2° ano do Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck, apresentando uma palestra sobre gravidez na adolescência e o sistema reprodutor feminino, além de elaborar e distribuir panfletos sobre o tema aos participantes.
Conforme Tainara e Maria Luiza, durante a palestra também foram abordados outros temas, como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e métodos contraceptivos. “Embora para muitos esses temas ainda sejam tabu, é necessário transmitir conhecimento e informações seguras para os jovens, a fim de formar uma sociedade responsável e consciente”, finalizam.
As atividades foram propostas dentro da disciplina de “Práticas como componente curricular IV”, ministrada pelo professor Ricardo Key Yamazaki.