Projeto do Colégio Érico Veríssimo de Laranjeiras do Sul é selecionado para 2ª etapa na Alep

Trabalho ‘Escola Verde’ do estudante Anderson Gabriel Silvério da 1ª série propôs a arborização no interior dos terrenos e entorno das escolas públicas do Estado

O Colégio Estadual Cívico Militar Érico Veríssimo de Laranjeiras do Sul, participou da 7ª edição do ‘Projeto Geração Atitude’, vinculado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, que tem como principal objetivo promover a participação social e o protagonismo juvenil dos estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Discussões

Na primeira etapa do projeto a professora de Cidadania e Civismo, Veninha Bortoluzzi Pereira, trabalhou com seus alunos o conteúdo do Guia Cidadão, material formativo disponibilizado pelo projeto. Houve ainda uma palestra com membros do Ministério Público de Laranjeiras do Sul, Promotora de Justiça Claudia Juliana Almeida Erbano, os Juizes de Direito Paulo Henrique Dias Drummond e Daniana Schneider, assessora da Promotoria Arícia Cristina Burg e assitente Adrieli Terezinha Fontanella.

Para formar os conceitos de cidadania foram trabalhados com os materiais disponíveis no canal do Youtube Escola Superior de Educação. O intuito foi esclarecer a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Após a formação conceitual, os alunos elaboraram propostas de um Projeto de Lei que atendesse os anseios da juventude, sendo que a melhor proposta representaria a escola na segunda etapa do Projeto Geração Atitude na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Próxima etapa

Para a segunda etapa do Projeto Geração Atitude, a “Caravana da Cidadania”, representando o NRE de Laranjeiras do Sul, foi selecionado o Projeto idealizado pelo estudante Anderson Gabriel Silvério, matriculado na 1ª série “B”, propôs o “ Escola Verde”, o qual prevê a arborização no interior dos terrenos e entorno das escolas públicas do Estado do Paraná, conscientizando os estudantes e comunidade escolar sobre a importância do plantio e preservação das árvores no ambiente escolar. Os melhores projetos, receberão como reconhecimento, uma viagem a Curitiba para conhecer a sede do Palácio Iguaçu, a Assembleia Legislativa e apresentarão o seu projeto no Plenarinho, além disso, farão uma visita ao Ministério Público e Tribunal de Justiça e por fim um passeio turístico pela cidade.