“As eleições ocorrerão em cada colégio, utilizando urnas eletrônicas e todos os procedimentos análogos às eleições autênticas”, afirma chefe do Cartório Eleitoral Francisco Sobieray
O Tribunal Eleitoral, em parceria com as Câmaras Municipais e o Observatório Social, retoma o projeto ‘Parlamento Jovem’ em Laranjeiras. Na manhã da última quarta-feira (12) o presidente da câmara Carlos Alberto Machado (Patriota), junto ao vereador Ivaldonir Panatto (PSL) e do consultor legislativo, Gilmar Zocche, receberam o chefe do cartório eleitoral de Laranjeiras, Francisco Sobieray, para debater a retomada do projeto.
A iniciativa visa incluir os jovens no processo eleitoral e proporcionar maior conhecimento sobre a democracia e a organização de uma eleição. O projeto tem previsão de desenvolvimento ao longo de 2023 e pretende expandir para Rio Bonito, Nova Laranjeiras e Porto Barreiro.
Processo eleitoral
A Justiça Eleitoral fará convênios com as Câmaras Municipais e as escolas participantes, que designarão professores ou pedagogos para trabalhar temas específicos com os alunos do ensino médio. Palestras sobre política, processo eleitoral e segurança das urnas serão realizadas pela Justiça Eleitoral.
Os estudantes serão divididos em cinco partidos pré-determinados e realizarão convenções partidárias para definir candidatos. “As eleições ocorrerão em cada colégio, utilizando urnas eletrônicas e todos os procedimentos análogos às eleições autênticas”, afirma Francisco. Serão eleitos 13 vereadores mirins e dois suplentes em Laranjeiras do Sul, enquanto nos demais municípios serão eleitos nove vereadores mirins e dois suplentes.
Após a diplomação e posse na Câmara de Vereadores, os jovens eleitos participarão de sessões solenes e receberão orientações sobre o processo legislativo, projetos de lei e sessões. A iniciativa culminará com a votação simbólica de um projeto de lei elaborado pelos vereadores mirins.
Eleições em Laranjeiras
“A última edição do programa foi realizada de forma online devido à pandemia, mas desta vez será retomado presencialmente”, esclarece Francisco Sobieray. A Câmara de Vereadores do município já se colocou à disposição para auxiliar no desenvolvimento do projeto, como fez em anos anteriores. O próximo passo é tratar o desenvolvimento das ações com o Núcleo Regional de Educação, para que as escolas possam se organizar para as eleições.
Objetivo do projeto
Segundo o chefe do cartório eleitoral de Laranjeiras, Francisco Sobieray, o objetivo do projeto é proporcionar aos jovens a experiência de vivenciar o processo democrático e a vida civil, ajudando-os a entender a estrutura política e prepará-los para serem futuros representantes.