Psicólogo de Laranjeiras fala sobre a ansiedade, transtorno que afeta grande parte da população

“Para conseguirmos desenvolver nossas atividades do dia a dia precisamos estar em boas condições, cuidar da mente é fundamental para o nosso bem estar” enfatiza Fernando José

A ansiedade é uma doença que afeta grande parte da população, com sintomas de excesso de preocupação, ou sofrimento por antecipação, atinge pessoas que não conseguem se atender ao presente gerando grande tensão.

Segundo o psicólogo Fernando José Barcelos, que atende no Sistema Único de Saúde de Laranjeiras do Sul, os fatores causadores da ansiedade estão ligados a situações do passado, que não tiveram resolução e estão estagnadas no presente.

Fernando destaca alguns sintomas comuns nos pacientes como; tensão muscular, irritabilidade, fadiga, inquietação, perturbação do sono, dificuldades de concentração, transpiração nas mãos, aceleração da respiração e sensações do coração acelerado. Outros sintomas recorrentes são dores de cabeça, falta de ar, alterações nos hábitos intestinais, náuseas, pressão no peito e aumento da pressão arterial.

Algumas técnicas podem ser usadas para aliviar os sintomas e manter a pessoa calma. Exercícios de respiração ajudam a manter o corpo relaxado, evitando a sensação de sufocamento durante as crises. O recomendado é usar as técnicas de respiração e se possível, tentar focar em lembranças positiva.

“Na fase da adolescência é mais comum encontrar casos, porém o desenvolvimento da ansiedade não é exclusivo desta fase. Outros fatores devem ser levados em conta, como estilo de vida e

relacionamentos afetivos” explica.

Ansiedade e a pandemia

Segundo dados atualizados recentemente da Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano da pandemia da Covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão teve um aumento de 25%, destacando com predominância de jovens e mulheres como os atingidos.

Fernando afirma que acompanhamento psicológico pode ajudar a resolver situações simples que nossa mente transforma em uma tempestade. Entretanto o tratamento não é de sessão única, é comum o retorno dos sintomas da ansiedade ou até o surgimento de novos onde o recomendado é o acompanhamento psicológico dividido em sessões.

Em uma consulta o profissional responsável avaliará a situação emocional que o paciente se encontra, orientando as medidas a serem tomadas, como as técnicas de respiração e as vezes o uso de remédios ansiolíticos para usar durante crises.

“Para conseguirmos desenvolver nossas atividades do dia a dia precisamos estar em boas condições, cuidar da mente é fundamental para o nosso bem estar” enfatiza Fernando.

Ele ainda informa que pacientes com sintomas podem procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar ajudar profissional. Saúde mental é algo essencial e que não se deve brincar, não deixe para última hora, procure ajuda.

Bairros com Unidades Básicas de Saúde de Laranjeiras: São Francisco, Monte Castelo, Palmeiras, Cristo Rei e Centro.