“Defendíamos a tese de que a pasta tinha que ser desvinculada da Educação. Esperamos ser ainda mais atendidos em Laranjeiras e região”, declara o secretário municipal
No dia 22 de dezembro de 2022 o governador do estado do Paraná anunciou a recriação da Secretaria de Estado do Esporte, agradando vários setores da economia paranaense, como entidades públicas, privadas, associações de classe e do terceiro setor que enfatizam a importância na autonomia administrativa da área. Até então o esporte era uma ‘pasta’ da Secretaria de Educação e do Esporte.
O secretário da pasta segue sendo o então superintendente do Esporte, Helio Wirbiski. Graduado em Marketing e Propaganda, com pós-graduação em Administração Pública e Gestão Pública do Esporte. Já trabalhou como chefe de gabinete do estado de Rondônia, como superintendente administrativo da Itaipu Binacional e foi secretário de Relações Institucionais de Curitiba.
A nova secretaria deverá valorizar o segmento que nos últimos tempos obteve resultados expressivos tanto em âmbito nacional quanto internacional, além de ajudar na economia gerando empregos e bem-estar para a população.
Com essas novidades, o esporte deve continuar as políticas públicas de investimento nos municípios, fortalecendo o desenvolvimento que fez com que o Paraná alcançasse o título de mais sustentável do país, além das conquistas que colocaram o estado no topo de diversas categorias, desde projetos escolares até esportes de alto rendimento.
Segundo o Secretário de Esporte de Laranjeiras do Sul, Rafael Nascimento, “governo do Ratinho já vinha atuando fortemente nas ações do esporte. Agora se tornando uma Secretária de Esportes com certeza o secretário Helio vai ter mais autonomia de decisões, temos a expectativa de sermos ainda mais atendidos em Laranjeiras e em toda a região”. Rafael também explicou que que as federações de esportes tiveram parte para o retorno da Secretária de Esporte. “Quem assinou esses atos foram as federações de futsal, de vôlei, de basquete, surf, dentre outros. A gente não teve nenhum ato de assinatura, porém em todos os momentos defendíamos a mesma tese de que a Secretaria de Esporte tinha que ser desvinculada”.