Reconhecimento: TJPR homenageia servidor de Laranjeiras

Mateus da Luz, participou de Fórum Internacional de Integridade e recebeu homenagem por sua definição de ‘integridade’

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) escolheu o laranjeirense Mateus da Luz para representar um dos pilares da ‘Gestão de Riscos à Integridade’ e Controles Internos do Programa de Integridade do Tribunal’ durante o Fórum Internacional de Integridade. Ao final do evento, o servidor foi homenageado por sua participação e contribuição na construção de um ambiente mais íntegro dentro do TJPR.

II Fórum Internacional de Integridade

O evento, promovido pelo TJPR, ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro, reunindo diversas autoridades no Tribunal Pleno, como a presença da Ministra Carmem Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral; Luiz Fernando Bandeira de Mello, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Nuno Piçarra, juiz português do Tribunal de Justiça da União Europeia; Daniela Pereira Madeira, conselheira do CNJ; e Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do TJPR. Também participaram representantes de Tribunais de Justiça do Brasil, além de convidados de países como Estados Unidos, Argentina e Portugal.

Temas abordados

Realizado com transmissão ao vivo pela Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR), o Fórum promoveu debates e palestras sobre práticas de governança e ética. Entre os temas discutidos estavam transparência, diversidade, equidade de gênero e o uso ético da inteligência artificial no Judiciário.

Durante o evento, a ouvidora-geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza, enfatizou a importância de combater o assédio e a discriminação. Luiz Fernando Bandeira de Mello destacou a necessidade de ética na aplicação da inteligência artificial. Nuno Piçarra trouxe à discussões questões de integridade na União Europeia, enquanto o advogado Marcelo Zenkner salientou princípios como confiabilidade e transparência.

Homenagem aos servidores

O Fórum foi encerrado com uma homenagem a servidores que contribuíram para a segunda fase da campanha de integridade do TJPR. Os participantes responderam a um formulário aplicado pela Coordenadoria de Governança, Riscos e Conformidade (CGRC), que incluiu uma pergunta sobre a definição de ‘integridade’. Seis palavras foram selecionadas, alinhando-se aos pilares do programa. Mateus, escolheu a palavra ‘Dignidade’.

Segundo ele, o evento foi de amplas discussões, sendo que o tema referente ao uso da inteligência artificial no âmbito das decisões judiciais e foi umas das melhores oportunidade de aprimorar o conhecimento, além é claro das discussões sobre as políticas de boas práticas na integridade.
Além de Mateus outros três servidores e um juiz foram homenageados.

Ao final o TJPR divulgou nota completa sobre o evento que você pode conferir no link a seguir: