Recorde de público e vitória do Grêmio nas categorias 2010, 12, 16 e 17
Entre os dias 10 e 14, a cidade foi sede da terceira edição do campeonato que reuniu mais de 3 mil atletas. Além de muitos jogos e grandes times, mais de 10 mil pessoas prestigiaram o evento esportivo
Mais uma edição do Laranjeiras Cup chegou ao fim. Da última quarta-feira (10) até o domingo (14), mais de 10 mil pessoas assistiram aos jogos que trouxeram atletas de cinco estados brasileiros à competição. Comparando à edição de 2023, o evento esportivo agora encontra-se a nível nacional, sendo o destaque de janeiro em todo o Brasil.
Em entrevista ao Jornal Correio do Povo do Paraná, o secretário de Esportes, Rafael Nascimento, detalha sobre a competição e as oportunidades oferecidas aos jogadores. “Aproximar os times locais com os de camisa, como o Grêmio e o Palmeiras, era o nosso objetivo. A visibilidade traçará o caminho de muitos talentos”, destaca.
Adesão do público
De acordo com Nascimento, ao receber 196 equipes de 50 instituições e reunir cerca de 3 mil atletas entre 7 e 13 anos, Laranjeiras do Sul foi vista por todos os cantos do Brasil. “Nossa meta é sempre melhorar, mas 2024 ficará marcado na história. Famílias, amigos de longa data, e o público local marcou presença todos os dias e em todos os campos. Alcançamos a meta proposta e ainda movimentamos o comércio não só da cidade, mas de toda a região”, celebra Rafael.
Diante do sucesso do torneio, o secretário agradeceu a todos que contribuíram para fazer do Laranjeiras Cup o principal evento esportivo de janeiro no Brasil. “Mais uma vez foi nítido que sabemos recepcionar o público. Realizar um evento desse porte só é possível quando a cidade e a comunidade abraçam a ideia, portanto, nosso agradecimento a Rio Bonito, Cantagalo e Virmond”, disse.
Visibilidade
Além dos times locais, como o Operário Laranjeiras, projeto Jogando Juntos e LA Caigaro, muitos times grandes aceitaram participar do campeonato. O destaque, conforme Rafael, vai além dos times de camisa. “Por mais que todos os olhares se voltem para bases fortes, como Grêmio e Palmeiras, todas as equipes estão de parabéns. A intenção do Cup é dar visibilidade à base e, com certeza, conseguimos”, afirma o secretário.
Segundo ele, vários observadores levaram muitos nomes para casa, o que aumenta a expectativa, já que vários sucessos podem sair da competição. “Ao aproximar as equipes, pouco importa o prêmio. É bonito ver a meninada dedicada, sonhando em jogar profissionalmente. Com certeza, várias nomes serão destaque por conta do Cup”, disse Rafael.
Economia aquecida
Ao comemorar o bom público, o secretário destaca o giro na economia local e regional, visto que as redes hoteleira, imobiliária, comercial e gastronômica presenciaram o movimento. “Quem tinha um porão sobrando, com certeza alugou nesse período de jogos. Todos saímos ganhando. Em conversa com o prefeito Berto, ele me pediu para pensar no esporte fora da secretaria e assim decidimos trazer o Laranjeiras Cup, nossa ideia mais ousada. Com sorte, ano a ano presenciamos a evolução e quebra de recordes”, comemora Rafael.
“Não só as subsedes lotaram. Vale comentar que muitas pessoas foram até Quedas do Iguaçu se hospedar. Foi um sucesso”, completa Nascimento.
Finais
O domingo foi reservado para levantar as taças de campeões.
Na categoria 2010, o Grêmio venceu o Sfera FC por 3 a 0 e deu o grito de campeão no estádio União Operário.
No 2011, também no União Operário, o Palmeiras goleou o time gaúcho por 4 a 0 conquistou o título da categoria.
A equipe do Grêmio venceu a Chapecoense por 4 a 1 e conquistou a chave ouro da categoria 2012.
Na 2013, o Palmeiras venceu o Atlético Gaúcho e 3 a 0, no estádio do Operário, e conquistou o título da categoria.
Pela 2014 também deu Porco. O time paulista venceu a NB Futebol pelo placar de 7 a 2 e comemorou o topo do pódio no Campo do Lago.
Contra a NB Futebol, a equipe da Academia Futebol se tornou a campeã da categoria 2015, conquistando o título nos pênaltis por 4 a 2. O Campo do Lago foi o palco.
Na 2016, o Tricolor Gaúcho venceu a Academia Futebol por 3 a 0 e venceu a categoria também no Campo do Lago.
Para fechar com chave de ouro, o time gremista goleou a Escola do Professor William por 7 a 0 e levantou a taça da categoria 2017.
Novidade
Participando do Resenha Cup, live organizada pela equipe da Connect TV, que transmitiu o campeonato, o prefeito Berto Silva (Podemos), apresentou novidades para o Esporte para este ano. “Nós temos o orçamento para investir quase meio milhão de reais em um campo sintético no Lago Um. Além disso, há um estudo em andamento para transformar a concha acústica, no centro de eventos, num grande alojamento para atletas”, informa o prefeito. Conforme Berto, a ideia é fortalecer ainda mais a cidade no último ano de mantado e deixar tudo pronto para que o Laranjeiras Cup seja realizado com maestria. “Esse evento esportivo não será apenas uma referência no Brasil, mas sim, na América do Sul”, completa Silva.