Rodízio de água em Laranjeiras deve seguir até ano que vem
Sistemas estão sendo desligados às 14 horas e voltam no mesmo horário do dia seguinte
Desde o dia 16 de dezembro Laranjeiras do Sul está em rodízio de distribuição instituído pela Sanepar por conta de obras no sistema de fornecimento.
O rodízio está sendo feito entre dois grupos constituídos por bairros da cidade. Cada dia um destes grupos tem o sistema de fornecimento fechado às 14 horas que é reaberto no dia seguinte, no mesmo horário. Conforme a Sanepar, a programação seguirá até o dia 4 de janeiro de 2023.
A empresa afirma que apesar das chuvas, o sistema de produção está em estado de alerta de alto consumo. As manobras de fechamento dos setores de distribuição de água, serão feitas em dias alternados para os dois grupos de bairros. A partir das 14 horas, será fechado para uma parte da cidade, durante 24 horas, com abertura às 14 horas do próximo dia. No dia seguinte, o mesmo procedimento é feito com o outro grupo de bairros.
A Sanepar reforça, que independentemente da época do ano, a orientação é de uso econômico, priorizando a água tratada para alimentação e higiene pessoal.
Limpezas mais pesadas devem ser feitas com água reaproveitada da máquina de lavar roupa, ou da chuva.
Deve-se evitar regar plantas, lavar carros, quintais e calçadas com água potável.
Clientes com caixa-d’água domiciliar que fizerem uso racional podem não ser ou ser menos afetados em caso de desabastecimento.
Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.