Secretaria de Agricultura retoma atividades em Laranjeiras do Sul

Porteira Adentro e Dinheiro Direto na Comunidade são alguns dos projetos que voltaram neste mês

A secretaria de Agricultura iniciou suas atividades para o ano de 2023, incluindo o atendimento de máquinas e cascalho no programa ‘Porteira adentro’, bem como o retorno do programa ‘Dinheiro na Comunidade’.

Segundo o secretário de Agricultura de Laranjeiras do Sul, Gilmar Negretti, a secretaria está atendendo agricultores que não conseguiram fazer sua inscrição no ano anterior para abertura de valas para produção de silagem, no qual a secretaria auxilia.

De acordo com o secretário estas vagas deveriam ter sido preenchidas ainda no ano passado, “porém imprevistos acontecem. Às vezes o agricultor planta uma lavoura sem a intenção de fazer o corte para silagem, mas após uma análise de propriedade e produção o produtor pode perceber que o melhor é fazer a silagem. Então podem recorrer a secretaria para a abertura da vala”, explica Gilmar.

Adubo Orgânico

O programa de Adubo Orgânico também está aberto para inscrições. Os agricultores interessados podem se dirigir à secretaria de Agricultura para fazer sua inscrição. Este programa, que tem investimento anual, pela secretaria de Agricultura, tem o objetivo de facilitar a produção orgânica e reduzir os custos para o pequeno produtor no município.

Dinheiro Direto na Comunidade

Em uma ação com o prefeito Berto Silva, nesta sexta-feira (10) a Associação do Santo Antônio realizará a entrega de um trator agrícola para a comunidade Colônia Santo Antônio. Será a primeira ação do ‘Dinheiro Direto na comunidade’ do ano.

O programa criado pela prefeitura de Laranjeiras do sul, fornece recursos financeiros diretamente para entidades sem fins lucrativos do município.

O programa funciona de forma que os moradores auxiliados por agentes realizam compras com os recursos financeiros recebidos, com prestação de contas detalhada. As entidades ficam aptas a receber novos auxílios após a entrega de cada etapa. Parte dos recursos financeiros vem do Poder Legislativo de Laranjeiras.